Coluna do sábado: protagonismo de Victor Marques só após a eleição

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
24 de janeiro de 2026 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

A tendência é que o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), fique distante dos holofotes até o fim do calendário eleitoral, em outubro.

Embora precise se desincompatibilizar até 4 de abril, João Campos (PSB) seguirá no centro das atenções, usando como vitrine as entregas e parcerias firmadas ao longo de sua gestão. Na prática, a PCR continuará orbitando sua imagem mesmo após sua saída.

Victor, por sua vez, deve assumir um papel mais discreto e administrativo nesse período. O objetivo será preservar a continuidade da gestão, manter a máquina funcionando e evitar qualquer ruído. O protagonismo do “comunista” só deve surgir após as urnas.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Liminar – O Tribunal de Justiça de Pernambuco suspendeu, nesta sexta (23), o reajuste de 4,46% na passagem de ônibus do Grande Recife, aprovado em 15 de janeiro. A decisão foi proferida pelo 5º Juizado Especial da Fazenda da Capital e assinada pela juíza Nicole de Farias Neves.

Transição – A Logo Caruaruense encerrou suas atividades nesta sexta (23), após mais de seis décadas atuando no estado. A partir deste sábado (24), as quatro linhas de ônibus passam a ser operadas pela Auto Viação Progresso. A mudança ocorre após denúncias de que a empresa não vinha sendo fiscalizada pela EPTI.

Extinção – O clima no retorno dos trabalhos legislativos promete ser tenso. A deputada Débora Almeida (PSDB) protocolou um requerimento à presidência da Alepe pedindo o fim da CPI da Publicidade. Apesar de ter sido instalada em agosto de 2025, a comissão ainda não realizou nenhuma reunião até o momento.

Encontro – Marília Arraes destacou em suas redes sociais o encontro que teve com o dirigente histórico do PT, José Dirceu. Os dois têm grandes chances de obter boas votações para a Câmara Federal e de manter alinhamento no Legislativo.

Furo confirmado – Dois dias antes do encontro estadual do partido Novo em Pernambuco, o deputado Renato Antunes confirmou aos jornais do estado a data de sua filiação à legenda. O Blog Cenário havia revelado a migração do parlamentar com exclusividade no dia 15 de janeiro.

Ouça agora AO VIVO