Estado define comissão para acompanhar progressão de carreira dos profissionais da Educação

Notícias
Por Karol Matos
4 de fevereiro de 2026 às 09h45min
Foto: Filipe Jordão

O Governo do Estado publicou, nesta quarta (4), a portaria SEE n° 432, que define os integrantes da Comissão Administrativa Permanente de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores da rede estadual de educação. O grupo é composto por 12 membros, sendo seis representantes da Secretaria de Educação (três titulares e três suplentes) e outros seis representantes do Sintepe, sindicato que representa a categoria (três titulares e três suplentes).

⁃ Confira a lista completa ao final da matéria.

Conforme o documento ao qual o Blog Cenário teve acesso, os nomeados terão um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos mais uma vez por igual período.

O grupo terá a missão de garantir a correta execução do processo de avaliação de desempenho dos servidores para a progressão de carreira. O primeiro ciclo do processo foi iniciado em janeiro, com a análise em relação a mais de 19 mil servidores ativos, efetivos e estáveis que ocupam cargos de professor, analista em gestão educacional, assistente administrativo educacional e auxiliar de serviços administrativos educacionais. Desta primeira leva, segundo o Estado, mais de 85% são professores.

Para a progressão de carreira, o servidor avaliado deverá participar de ações de desenvolvimento da meta individual, que consiste na realização de 30h a 60h de atividades como cursos, formações, congressos e palestras, relacionados às competências avaliadas e à área de atuação do servidor.

As análises serão realizadas de 8 de setembro a 13 de novembro, em duas etapas. A primeira fase é a avaliação de desempenho por competências, composta pela avaliação da chefia e uma autoavaliação. Nessa etapa, serão avaliadas as competências comportamentais, técnicas e de liderança. Já o segundo passo é a avaliação de resultados, que considera o efeito do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) e a quantidade de horas de ações de desenvolvimento realizadas pelo servidor.

Em ambas as etapas, o servidor deve atingir nota maior ou igual a sete. Ao cumprir esse requisito e as demais exigências previstas na legislação vigente, o servidor será considerado apto para fins de progressão na carreira, que será implantada na folha de pagamento em dezembro de 2026.

Confira a lista completa de integrantes da comissão:

Secretaria de Educação

Titulares

  • Liliane Beserra Bonifácio – Unidade de Avaliação de Desempenho;
  • Taumaturgo Bonfim Santos – Unidade de Formação e Gestão do Conhecimento;
  • Micheline Lira do Nascimento Soares – Unidade de Apoio à Gestão da Carreira Profissional.

Suplentes

  • Newdylande de Oliveira Ribeiro de Souza – Superintendência de Atenção ao Servidor e Relações do Trabalho;
  • Reinaldo Rodrigues dos Santos Filho – Unidade de Formação e Gestão do Conhecimento;
  • Carla Mendonça Ferreira – Unidade de Avaliação de Desempenho.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação

Titulares

  • Ivete Caetano de Oliveira (presidente do Sintepe);
  • Andrea Batista de Souza;
  • Paulo Ubiratan Vieira da Silva.

Suplentes

  • Cíntia Virginia Sales (vice-presidente do Sintepe);
  • Daniel José dos Santos Filho;
  • José Severino de Barros.
Ouça agora AO VIVO