
O deputado federal Augusto Coutinho afirmou que o Republicanos vai reivindicar espaço na chapa majoritária em Pernambuco nas eleições de 2026. Para o Blog Cenário, o parlamentar defendeu de forma clara o nome do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para disputar o Senado na chapa encabeçada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Nós vamos pleitear, nós vamos exigir que a gente tenha uma vaga na majoritária. O ministro Silvio tem toda a confiança do presidente Lula e eu tenho total convicção de que o presidente Lula quer que ele seja um dos indicados na chapa”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a defesa do nome de Silvio Costa Filho está respaldada por lealdade política e histórico de alianças. “A gente está com João Campos desde o início desse projeto, desde quando ele foi candidato a prefeito do Recife, quando muita gente não acreditava. Por questão de lealdade, por questão de fidelidade e por questão de força política, a gente tem total condição e legitimidade para pleitear a vaga de Silvio Costa Filho”, pontuou.
Ao avaliar o cenário eleitoral de Pernambuco, o deputado afirmou que o estado vive um momento de forte acirramento político e antecipação da campanha, o que tem gerado excessos. Ele criticou pedidos recentes de impeachment envolvendo autoridades estaduais e municipais.
“Pedir impeachment do prefeito João Campos por um processo de nomeação na prefeitura é ridículo”, declarou. “Você pedir impeachment da governadora porque uma empresa não tinha licença de um órgão do Governo, isso não é motivo para impeachment nenhum”, completou.
Para o deputado, esse ambiente demonstra que o debate eleitoral está sendo antecipado de forma prejudicial. “Isso mostra que nós estamos realmente iniciando a campanha antes do tempo, e isso é muito ruim. A gente questiona, a gente diverge, mas acima de tudo tem que trabalhar por Pernambuco, trabalhar pelo Recife e trabalhar pelo Brasil”.
Liderança do Republicanos
Ao comentar sua escolha para assumir a liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados, o parlamentar afirmou ser uma demonstração de confiança do presidente do partido, Marcos Pereira, e do deputado federal Hugo Motta, que preside a Casa Baixa e também compõe a legenda. Ele destacou o crescimento da legenda e a meta de ampliar ainda mais a bancada nas próximas eleições.
“A nossa meta é de crescimento. O partido vem crescendo no decorrer de vários anos, é um partido ainda muito novo, e a gente se motiva muito para fazer com que o Republicanos venha a ser um partido com mais de 50 deputados na próxima eleição”, afirmou.













