Coluna da quinta: o efeito reverso do desfile na Sapucaí

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
19 de fevereiro de 2026 às 00h00min
Foto: Luiza Monteiro/RioTur

O Carnaval, para o presidente Lula, poderia ter sido um sucesso se o desfile da Acadêmicos de Niterói não tivesse causado tanta polêmica para o petista. A escola, além de receber muitas críticas, ultrapassou o campo artístico e ganhou contornos ideológicos.

Elementos do desfile fizeram referências interpretadas como alinhadas a pautas políticas de esquerda, o que alimentou narrativas nas redes sociais de que haveria uso do Carnaval como instrumento de propaganda eleitoral. Adversários associaram o enredo à imagem do governo Lula, mesmo sem vínculo formal entre o Planalto e a escola de samba.

Se Recife e Salvador foi um sucesso de popularidade para o presidente, no Rio de Janeiro foi o oposto. A agremiação encerrou a apuração com 264,6 pontos, ficando na última colocação e sendo rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro. O que deveria ser um ganho simbólico para Lula acabou se tornando um fato negativo.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Correlação – Durante conversa com a imprensa no lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) aproveitou o tema deste ano, “Fraternidade e Moradia”, para destacar iniciativas do Governo do Estado voltadas à habitação, citando como exemplo o programa Morar Bem Pernambuco.

Acolhida – Durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, a governadora Raquel Lyra (PSD), que esteve ao lado da família e de auxiliares, foi bastante cumprimentada pelos fiéis presentes na Matriz do Espinheiro, precisando prolongar sua permanência na igreja após a Missa de Cinzas.

Embate digital – Com o recesso carnavalesco da Alepe, os deputados estaduais Romero Albuquerque (UB) e Wanderson Florêncio (SD) recorreram às redes sociais para trocar acusações. As reuniões ordinárias retornam na próxima segunda (23), e o clima na Casa deve esquentar entre os parlamentares.

Sacrifício – Depois de não conseguir se reeleger em 2024, a ex-vereadora de Toritama, Carol Gonçalves, vai disputar um mandato de deputada estadual este ano, na chapa que está sendo montada pelo grupo do deputado federal Túlio Gadêlha. Atualmente, a internacionalista está lotada no gabinete do parlamentar.

Gênero – O Ministério da Previdência Social e o INSS estão ampliando a presença de mulheres em posições de liderança. Mais espaços estratégicos passaram a ser liderados por mulheres, evidenciando o protagonismo feminino em cargos-chave. A iniciativa é uma decisão do ministro Wolney Queiroz.

Ouça agora AO VIVO