
Mesmo sem declarar apoio à reeleição do presidente Lula, a governadora Raquel Lyra (PSD) ampliou sua aceitação entre eleitores que se identificam com o petista. É o que mostram os números da pesquisa Quaest, divulgada nesta terça (28).
Um dos fatores que pode ter contribuído para esse avanço é a presença do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Túlio Gadêlha (PSD), em seu palanque, funcionando como uma ponte com setores mais alinhados ao presidente da República.
De acordo com o levantamento, 48% dos eleitores que se declaram “lulistas” avaliam que Raquel merece ser reeleita. Em agosto de 2025, esse percentual era de 37%, o que indica um crescimento consistente dentro desse segmento.
O avanço de Raquel Lyra entre os lulistas pode embolar o cenário eleitoral, dificultando a consolidação de um palanque unificado da esquerda e dividindo parte desses votos que, na teoria, deveriam estar apoiando João Campos (PSB) ao Governo do Estado.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Tendência – O resultado positivo para Raquel Lyra (PSD) sinaliza uma possível dissociação entre a preferência nacional e a avaliação estadual por parte do eleitorado, que parece considerar mais os aspectos da gestão local, como entregas e capacidade administrativa, do que os alinhamentos ideológicos.
Avaliação – No mesmo dia em que a Quaest trouxe um empate entre o senador Humberto Costa (PT) e o pré-candidato à Casa Alta, Miguel Coelho (UB), o petista se reuniu com o presidente Lula, e a eleição de Pernambuco fez parte da pauta. O parlamentar é prioridade da legenda, mas sua reeleição está ameaçada.
Convocação – Aliados de João Campos (PSB) iniciaram uma forte mobilização para receber o pré-candidato a governador, que, a partir de amanhã (30), percorrerá cidades do Agreste, como Garanhuns, Bom Jardim e Riacho das Almas. A movimentação faz parte do fortalecimento do nome do ex-prefeito fora do Recife.
Anfitrião – Jarbas Vasconcelos abriu as portas de seu apartamento ontem (28) para receber uma comitiva formada pela governadora Raquel Lyra (PSD), pelo senador Fernando Dueire (PSD) e pelo ministro do TCU Antonio Anastasia. O encontro reforça o prestígio do ex-governador, que, mesmo fora da vida pública, segue sendo requisitado por lideranças nacionais e estaduais.
Intervenção – Após gravar vídeos polêmicos com a intenção de coibir a atuação dos flanelinhas no Recife, o deputado estadual Joel da Harpa (PP) alegou estar sofrendo ameaças. O parlamentar formalizou um pedido de proteção ao Governo de Pernambuco, solicitando medidas de segurança diante da situação.

