
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, realizou, nesta terça (18), no Teatro do Parque, a Aula Magna de abertura do semestre 2026.2 do Programa Embarque Digital. Com o tema “Trajetórias, empregabilidade e oportunidades em tecnologia”, o encontro marcou o início da jornada dos novos estudantes, reunindo experiências de formação, empreendedorismo e inserção profissional no setor.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
O prefeito Victor Marques (PCdoB) participou da cerimônia e reforçou o compromisso da gestão com uma educação de qualidade e igualitária no município. “Esse é um programa que representa muita coisa para a gente porque é possível que a juventude faça a diferença na nossa cidade. A gente não está falando apenas em educação e nem em tecnologia, mas sim sobre o futuro do Recife. O grande diferencial de todo lugar no mundo que deu certo foi quando a aposta principal do governo das gestões estava em desenvolvimento profissional, sobretudo de pesquisa, ensino e tecnologia, que é um dos pontos fortes da nossa cidade. Tenho certeza que o futuro do campo tecnológico do Recife será diferente porque que vai ter vocês à frente desse trabalho. Eu acredito em vocês, acredito na força da juventude e acredito no potencial tecnológico que a gente tem”, afirmou.
Em sua 11ª edição, a Aula Magna contou com uma roda de diálogo reunindo Pedro Augusto Casé, gerente de Políticas de Inovação e Articulação Acadêmica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, e Luana Alves, analista de Empregabilidade do Embarque Digital. Mariana Pincovsky, diretora-executiva do Porto Digital, também participou do evento.
Criado em 2021, o Embarque Digital do Recife já soma mais de três mil alunos em 11 edições, segundo a gestão municipal. Atualmente, o programa conta com 1.580 estudantes ativos e já formou 945 profissionais. Os números também refletem o caráter inclusivo dessa política pública: cerca de 60% dos estudantes se autodeclararam pretos ou pardos, 34,4% são mulheres e 78,3% pertencem a famílias com renda de até três salários mínimos.
