
A direção estadual do PSOL Pernambuco aprovou uma resolução política que estabelece a orientação do partido para a eleição ao Senado Federal em 2026. Além de defender a candidatura de Paulo Rubem Santiago (Rede), o PSOL orienta sua militância a direcionar o segundo voto para Humberto Costa (PT) ou Marília Arraes (PDT).
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Segundo a resolução, a decisão considera a importância da composição do Senado para a correlação de forças no Congresso Nacional e a necessidade de fortalecer o campo democrático e popular nas eleições deste ano. O documento aponta Humberto Costa e Marília Arraes como candidatos apoiados pelo presidente Lula (PT) ao Senado em Pernambuco e que mantêm maior proximidade com o campo democrático-popular e com a candidatura do presidente.
A direção estadual orienta ainda que a militância do PSOL não dilua o segundo voto em outras candidaturas, concentrando os votos em Humberto Costa 130 (PT) ou Marília Arraes 123 (PDT). A resolução também orienta as candidaturas majoritárias e proporcionais da federação PSOL-Rede em Pernambuco a se somarem às campanhas de Lula, Humberto Costa e Marília Arraes, integrando uma frente em defesa da democracia e contra a extrema direita.
De acordo com o documento, a orientação busca combinar a autonomia política e programática do PSOL com uma ação unitária diante da conjuntura eleitoral de 2026. A resolução também aponta como objetivo a reeleição de Lula para a Presidência da República, junto a Paulo Rubem Santiago e Humberto Costa ou Marília Arraes para o Senado, como parte da estratégia do partido para o cenário eleitoral deste ano.
