Apesar de o Partido dos Trabalhadores já ter governado o país por quatro vezes e ter sido protagonista em diversas conquistas sociais, em Caruaru, a legenda nunca teve o tamanho que merece e sempre esteve a reboque de algum grupo político do município. As eleições para presidência da sigla são sempre acaloradas e a que se aproxima, em setembro, promete ser ainda mais.
O partido tem cerca de dois minutos de televisão e isso faz muita diferença, por isso é tão grande a cobiça. Até o momento, dois pré-candidatos já mostraram interesse em assumir essa tarefa. Um é o advogado Adilson Lira, que já foi presidente do PT no município e representa o grupo dos atuais dirigentes. Já o ex-secretário de Participação Social Leonardo Bulhões tem tentado buscar a unidade dentro do partido, mas tem encontrado resistência de Adilson e portanto, se colocou como oposição nesse processo de eleição interna.
O ex-presidente Adilson Lira tem mantido diálogo com o deputado estadual Zé Queiroz (PDT), que por sua vez tenta garantir o PT na sua base de apoio para as eleições do próximo ano. Entretanto, a maioria dos militantes do partido defendem uma candidatura própria e essa condição, inclusive, aumenta a possibilidade da reeleição do petista Daniel Finizola e somando aos votos de legenda é possível eleger mais um ou dois vereadores, ampliando a bancada e influência do PT na Câmara Municipal.