Coluna da terça-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
8 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Jônata Daniel

Dois pesos e duas medidas

Poucos dias após o fim das eleições, o governador Paulo Câmara (PSB) voltou a endurecer as medidas de enfrentamento à Covid-19. Será publicada hoje (08) no Diário Oficial do Estado a proibição de festas e shows, incluindo comemorações de Natal e Réveillon. A alta de solicitações de UTI e também nas taxas de ocupação dos leitos foram os maiores responsáveis para que o gestor tomasse a decisão. As mudanças impactam diretamente os setores de bares, restaurantes e eventos, que vinham tentando recuperar o que foi perdido no tempo em que tudo estava parado.

Conter um maior crescimento do novo coronavírus nos municípios será uma das pautas prioritárias dos prefeitos eleitos em novembro. Irregularidades cometidas por estabelecimentos e clientes que insistiam em não seguir as medidas sanitárias acabaram fazendo valer o velho ditado “por causa de um, todos pagam”, prejudicando a toda uma cadeia que gera emprego e renda a milhares de pessoas. No fim de semana, em Caruaru, a equipe de fiscalização interditou cinco estabelecimentos por descumprirem as regras do setor. Já no Recife, outros locais também foram interditados. 

Em um momento em que a economia parece começar a reagir, o novo decreto que entra em vigor nesta terça deixa empresários em alerta para um possível fechamento do comércio, caso os números fujam do controle. A medida altamente necessária vai de encontro às atitudes de alguns candidatos a prefeito e vereador, que em um passado não tão distante, durante o período eleitoral, realizaram diversas carreatas e caminhadas, além de festas da vitória, regadas a muita bebida e aglomeração. Tudo acontecendo como se a pandemia tivesse tirado férias. Com o fim do auxílio emergencial, a situação pode ser cada vez mais insustentável nas mais diversas perspectivas. Seja econômica, sanitária, social e moral. A preocupação agora é que esta primeira determinação possa ser apenas a ponta do iceberg.

Reação – Uma manifestação contrária a decisão do governador Paulo Câmara (PSB) está sendo convocada para hoje (08), a partir das 11h30, em frente ao Colégio Sagrado Coração, em Caruaru. Os organizadores do ato estão mobilizando músicos, produtores de eventos e demais profissionais da área para reivindicar a realização das festas e shows.

Agenda – O governador Paulo Câmara (PSB) tem um encontro marcado hoje (08), em Brasília com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Na pauta está o Programa Nacional de Imunização. A expectativa é que haja um anúncio sobre o início da vacinação contra a Covd-19 em Pernambuco. Assuntos relacionados a alta de casos da doença no estado também devem ser debatidos.

Avanço – Após muita polêmica, o Governo Federal anunciou em nota nesta segunda-feira (07), que avançou nas tratativas para a compra de 70 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, da Pfizer e Biontech, a serem fornecidas em 2021. Havendo certificação da Anvisa, o governo ofertará a vacina gratuitamente, de forma não obrigatória.

Anúncio – Após o Supremo Tribunal Federal (STF) vetar a possibilidade de Alcolumbre e Maia serem reeleitos para presidir o Senado e a Câmara, novos nomes começaram a surgir. Além de se lançar para concorrer a presidência, o deputado Luciano Bivar (PSL) aproveitou a oportunidade e anunciou o apoio do atual presidente para a disputa. Com isso, o parlamentar já larga bem na disputa.

Ganhando força – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) é um dos nomes cotados para a disputa da sucessão de Davi Alcolumbre (DEM) na presidência do Senado. O pernambucano que hoje é líder do governo Bolsonaro na Casa Alta possui um perfil articulador e pode ser a aposta para o próximo biênio.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO