Cenário Político: Gilson intensifica sua presença em Pernambuco

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
17 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Coluna da quinta

Pré-candidato ao Senado, o ministro do Turismo Gilson Machado Neto tem procurado ampliar suas relações e influências para além da política. Na última terça (15), ele recebeu, em Brasília, membros da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, onde, na ocasião, foi reforçado o potencial turístico do município que contribui para impulsionar a economia local.

Um dia depois da agenda com parte do setor produtivo, Gilson anunciou uma nova visita à Capital do Agreste nesta sexta (18). No roteiro, uma conversa com a prefeita Raquel Lyra (PSDB) e uma visita ao aeroporto Oscar Laranjeira. A expectativa é para que aconteça algum anúncio de investimento no equipamento, visando aumentar o escoamento de cargas produzidas na região.

As investidas de Machado no estado não são à toa. Caso pretenda ter alguma chance real em 2022, ele precisa fortalecer sua imagem junto aos eleitores e gestores dos municípios pernambucanos. Atualmente, o ministro é um dos nomes de maior prestígio com o presidente da República, tanto que vem fazendo anúncios de outras pastas, como foi o caso da manutenção e conclusão das BR’s 232 e 104, respectivamente.

Aos poucos, o sanfoneiro vai demarcando território, liberando recursos para gestores que fazem oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). Mas é preciso lembrar que a conta pelas conquistas para o interior chegará em 2022, e apoiar Gilson Machado é naturalmente subir no mesmo palanque de Jair Bolsonaro. Resta saber se as alianças serão mantidas e as palavras mantidas até lá.

Novas vagas – O Prouni-PE abriu, nesta quarta (16), novas inscrições para contemplar 550 estudantes universitários do Estado com bolsas de estudo no valor de R$ 500 mensais. Liderado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é o mais arrojado programa de acesso ao Ensino Superior do Brasil.

Escolhido – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) foi eleito, nesta quarta (16), presidente da Comissão Especial que vai analisar a PEC 005/2021, que altera a formação do Conselho Nacional do Ministério Público. Quem acompanhou a sessão foi o líder do PP na Alepe, deputado Clóvis Paiva.

Assistência – O projeto apresentado pelo deputado federal André Ferreira (PSC), que torna prioritário nos Sistemas Únicos de Saúde e Segurança Pública o atendimento social, psicológico e médico às mulheres vítimas de violência, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Ele agora segue para a última etapa da tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça.

Compromissos – Cumprindo agenda em Brasília, desde a última segunda (14), a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), está buscando recursos e projetos de interesse do município, junto aos ministérios e ao Governo Federal. A gestora segue na Capital Federal até esta quinta (17). O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) tem acompanhado a gestora.

Luto – Diversos políticos lamentaram a morte do prefeito de Lajedo e ex-deputado, Adelmo Duarte (PSD), que morreu ontem, aos 70 anos, após sofrer um infarto fulminante. Seu sepultamento está marcado para as 10h, na mesma cidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO