Coluna da sexta
Com o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao ex-presidente Lula praticamente definido, resta agora decidir como ficarão as alianças nos estados e também os ajustes para a formalização da federação entre PSB, PT, PCdoB e PV. Após reunião realizada ontem (20), em Brasília, Carlos Siqueira afirmou que o PSB vai apoiar o PT na Bahia, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte. Em contrapartida, os socialistas querem o apoio dos petistas em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Acre. Também ficou decidido que PSB e PT iniciarão uma rodada de reuniões nas regiões para aprofundar o debate sobre os nomes aos governos estaduais. O ponto de partida será Pernambuco, onde existe uma forte tendência de que o candidato que tentará emplacar a quinta vitória socialista será o do deputado federal Danilo Cabral (PSB). Já o PT pode ficar com a vaga do Senado. Se a tendência for concretizada, resta saber como o governador Paulo Câmara (PSB), que é o condutor do processo, acomodará as demais lideranças que almejam um espaço na chapa majoritária.
Treinamento
As jornalistas Mariana Lôbo e Laís Godoy, junto com a doutora em Ciência Política Priscila Lapa, vão ministrar o curso “Mídia Training 5.0 para Políticos”, com inscrições que abrirão, em breve, através de um site.
Estratégias
O “Mídia Training 5.0 para Políticos” vai trabalhar a imagem e a representatividade de políticos na imprensa tradicional, redes sociais e demais plataformas na internet, com estratégias que podem ajudar a evitar prejuízos de imagem e crises institucionais.
Recuo
Com os encaminhamentos tirados ontem (20) na reunião entre PT e PSB, a expectativa é de quando o senador Humberto Costa (PT) anunciará a retirada da sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Já está mais do que alinhado entre as duas siglas que a prerrogativa de indicar o nome será dos socialistas, não restando outra alternativa para o petista.
Reforço
O PSDB ganhou, nesta quinta-feira (20), o reforço do vice-prefeito de Paranatama, Claudeilson Oliveira. Ele deve buscar uma vaga na Câmara Federal pela sigla tucana. A montagem das chapas proporcionais é uma das prioridades da pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, que trabalha para fortalecer o partido.
Agenda extensa
Desde ontem (20), a prefeita Raquel Lyra (PSDB) tem percorrido cidades do Agreste Meridional, dialogando com diversas lideranças políticas. Hoje (21), a tucana dará sequência a essas agendas e encerrará em Garanhuns, com o Movimento Levanta Pernambuco, o primeiro do ano.