Cenário Político: falas de Lula se voltam contra o petista

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
12 de abril de 2022 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna da terça

Líder em todas as intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) tem abusado da sua posição confortável nas pesquisas e passado a fazer afirmações que têm se voltado contra ele próprio. Uma das mais recentes foi sobre a classe média na América Latina, onde o petista chegou a afirmar que essa camada social “ostenta um padrão acima do necessário”.

A declaração de Lula é motivo de contestação, considerando que o seu governo sempre pregou políticas de inclusão, responsáveis por colocar milhões de brasileiros nesse patamar. Quem ascendeu na vida, não quer retroceder, e a fala do ex-presidente abre precedentes para diversas interpretações, causando a desconfiança do eleitor.

Uma outra fala que gerou desconforto foi uma na qual Lula defendeu que militantes fossem até a casa de deputados para “incomodar a tranquilidade” se referindo a projetos em tramitação no Congresso. A afirmação causou a ira de parlamentares ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que reagiram imediatamente.

Recentemente, Lula buscou Geraldo Alckmin (PSB) para ser seu vice, visando atrair o eleitor mais à direita, o que pode não causar efeito diante de tantas declarações desastrosas que servirão de munição para que bolsonaristas usem contra o petista, podendo causar também um estrago nos palanques estaduais apoiados pelo ex-presidente.

Comemoração
Além de celebrar o aniversário de 38 anos, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), recebe hoje (12) o apoio do prefeito de Paulista Yves Ribeiro (MDB), importante liderança da RMR. Na ocasião, Jorge Carreiro também formalizará sua pré-candidatura à Alepe.

Decisão
Caso não permaneça no PSDB, Armandinho tem dois partidos em vista para se filiar. Ontem (11), o músico teve uma conversa de pouco mais de duas horas com a ex-prefeita Raquel Lyra, mas não avançaram nas tratativas. O pré-candidato promete tomar uma decisão ainda hoje (12).

Substituição
Quem está à frente da Prefeitura do Recife de maneira interina desde ontem (11) é o presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB). O prefeito João Campos (PSB) tirou um pequeno recesso após 1 ano e 4 meses. A vice Isabella de Roldão (PDT) estará em missão oficial na França, no mesmo período.

Palanque reforçado
O pré-candidato Danilo Cabral (PSB) recebeu ontem (11) dois apoios de peso no Sertão. Trata-se da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), que chega com um grupo de 12 vereadores, e o prefeito de Arcoverde Wellington Maciel (MDB). O deputado Fernando Monteiro (PP), que é o federal da dupla, esteve presente no anúncio.

Registro
O Blog Cenário comemora hoje (12) mais um ano de atuação. Agradecemos a todos os leitores e parceiros que nos últimos 3 anos acompanham este projeto, que ainda tem muito a alcançar.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO