São João causa disparada de 1300% em resultados positivos de Covid-19 em Caruaru

Notícias
Por Karol Matos
6 de julho de 2022 às 12h19min
Foto: Divulgação/PMC

Com uma lacuna de dois anos sem o São João em Caruaru, a festa junina mais importante de Pernambuco bateu recorde de público, atrações e movimentação financeira. Mas não foi apenas em dados positivos que a Capital do Agreste registrou aumento.

Números repassados durante o balanço do São João mostraram que cerca de 3,2 milhões de pessoas circularam nos 24 polos da festa. Neste mesmo período, a cidade vivenciou uma disparada nos números de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. O município de Caruaru teve alta de 1330% em novos casos de Covid-19 registrados durante o período junino. O relatório que contabiliza as infecções pela Covid -19 é divulgado quinzenalmente pela Secretaria de Saúde de Caruaru.

O boletim que contabilizou os casos entre os dias 19 de maio e 4 de junho trouxe apenas 130 novos testes positivos para a doença neste período. O documento seguinte, que marcou as testagens feitas na primeira quinzena do São João, entre os dias 4 e 20 de junho, trouxe uma alta de 453%, com 720 novos casos. Já o boletim divulgado na noite de ontem (5), contabilizando os quinze últimos dias do período de festas na cidade, de 20 de junho a 4 de julho, marcou 1.859 novos casos. O número representa um aumento de 158%, se comparado com os dados registrados no documento precedente e 1330% nos 30 dias anteriores.

Um polo com ações de saúde foi montado próximo ao Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, palco principal da festa. No local foram aplicadas 953 doses de vacina contra a Covid-19, além de terem sido realizados 8.024 testes para detecção da doença. Os novos casos levam em conta moradores de Caruaru e turistas que visitaram o São João e foram diagnosticados com a Covid. Por nota, o município disse que a alta no número de casos positivos no município já vinha sendo registrada, desde a semana epidemiológica de número 24, seguindo uma tendência nacional, motivada por uma quarta onda da doença, em função da circulação na nova subvariante Ômicron BA.5. A taxa de positividade no mês de junho foi de 28%.

De acordo com a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, o aumento na positivação de casos já era esperado pelos órgãos de saúde devido às medidas de flexibilização e ao surgimento da nova variante, inclusive em municípios que não realizaram eventos de São João.

“Estamos seguindo uma tendência que é nacional. Descentralizamos os testes para todo o município, incluindo a zona rural. Criamos um novo ponto de testagem, localizado no Polo da Saúde, para garantir que mais pessoas pudessem realizar o teste e detectar uma possível contaminação, evitando a circulação o vírus. É natural que quanto mais testes sejam realizados, maior seja o índice de positivação”, disse.

O médico infectologista Filipe Prohaska, que é chefe da triagem de doenças infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), reiterou o que contribuiu com o impacto nos casos positivos.

“Pouquíssimas pessoas usavam máscaras, naturalmente iria acontecer um aumento da positividade, até porque, apesar de nós termos uma boa taxa de imunização com duas doses, as taxas de terceira e quarta doses ainda estão muito baixas. Você soma isso a uma variante nova, como B.4 e B.5, da Ômicron, que já estavam circulando no estado de Pernambuco, somado à flexibilização das atividades liberação, não uso de máscara sem controle de fluxo dos eventos e grandes aglomerações, naturalmente a gente teria um impacto no número de casos”, disse o médico.

Até o momento, Caruaru tem 54.570 casos de Covid-19, sendo 52.482 leves, 2.088 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 761 óbitos. O município aplicou 816.863 doses de vacina contra a doença, sendo 334.214 de 1ª dose; 282.516 de 2ª dose; 174.228 de primeiro reforço (3ª dose); e 25.905 doses de segundo reforço (4ª dose). No estado, 986.757 casos de Covid foram registrados desde o início da pandemia, sendo 58.981 de SRAG e 21.892 óbitos. Um total de 20.458.501 doses de vacina contra a doença já foram aplicadas em Pernambuco.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO