Foi publicado no Diário Oficial de Caruaru o extrato do contrato para a compra dos 10 ônibus escolares adquiridos pelo município. A empresa responsável pelo fornecimento é a Agrale S/A, que tem sede no Rio Grande do Sul.
Os veículos atenderão a demanda de transporte dos alunos da zona rural e serão do tipo 4×4, com capacidade mínima de 13 estudantes sentados, mais auxiliar e condutor. Cada ônibus será equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida.
Cada veículo custará R$ 525 mil e valor total do contrato é de R$ 5.250.000. O montante é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Diretoria de Administração (FNDE). A vigência do contrato é de 280 dias, podendo ser prorrogável caso necessário.
A informação sobre o valor da compra dos novos ônibus escolares já tinha sido revelada pelo Blog Cenário. Na época, o município providenciou um projeto para que o tempo de vida útil dos ônibus, vans e micro-ônibus utilizados atualmente seja ampliado de 10 para 15 anos em 2022, reduzindo de forma gradativa até 2027. A medida foi necessária devido à falta de veículos à pronta entrega no mercado. Durante a fiscalização do TCE, que analisou o transporte escolar em todo o estado, Caruaru recebeu nota 58 no ranking que avaliou a criticidade de utilização, sendo 1 menos crítico e 250 muito crítico.