Coluna da terça
Defensor da candidatura de Miguel Coelho ao Governo de Pernambuco mesmo antes da fusão entre DEM e PSL, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, que tenta voltar à Câmara Federal, foi destaque no programa eleitoral do ex-prefeito de Petrolina.
Desde que Luciano Bivar resolveu concorrer à reeleição, que a disputa interna ganhou outras proporções. Nomes competitivos, a exemplo de Mendonça, não estão aparecendo no espaço reservado aos candidatos, o que naturalmente tem causado prejuízo.
No material, Mendonça evidencia o trabalho de Miguel realizado na Capital do Sertão do São Francisco, sobretudo na área da Educação, com a maior rede de creches do estado e o índice mais alto do Ideb entre as cidades de Pernambuco acima de 100 mil habitantes.
Por fim, a presença de Mendonça Filho na reta final de campanha também fortalece a imagem de Miguel Coelho na capital pernambucana, principal colégio eleitoral. Em 2020, ele recebeu mais de 200 mil votos no Recife, constatando sua liderança na cidade.
Participação
Ao contrário do que muita gente imaginou, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) está totalmente integrado à campanha de Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru. Quarto maior colégio eleitoral do estado, a Capital do Agreste pode ter um papel fundamental para a tucana nessa reta final.
Confiança
Após a divulgação de mais uma pesquisa IPEC para presidente, apoiadores de Lula voltaram a sonhar com uma vitória no dia 2 de outubro. De acordo com os números apresentados, o petista teria 51% dos votos válidos, eliminando a possibilidade de um segundo turno.
Maior vantagem
Ainda de acordo com o IPEC, o Nordeste segue sendo onde Lula tem a maior vantagem sobre Bolsonaro: 63% a 18%. A região sempre foi decisiva para os candidatos do PT nas últimas eleições presidenciais, com exceção a 2018, quando o atual presidente venceu.
Dinheiro na conta
Servidores estaduais começaram a receber hoje (20), a primeira parcela do 13º salário. Cerca de R$ 230 mil ativos, inativos e pensionistas serão contemplados com a antecipação. O Estado projeta uma injeção de R$ 450 milhões na economia.