Coluna da quarta
Com a reta final da campanha eleitoral cada vez mais intensa em Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) deu uma pausa nas suas agendas nesta terça (20) e foi até São Paulo para um encontro com o ex-presidente Lula. A deputada Teresa Leitão (PT), que lidera a corrida para o Senado Federal, também esteve presente.
Os próximos dias serão decisivos para Danilo. O socialista segue patinando nas pesquisas e necessita reagir para chegar ao segundo turno. A expectativa é para saber o tom que será adotado por Lula nas novas peças que foram gravadas na tentativa de captar votos para a chapa da Frente Popular.
O encontro de ontem na capital paulista é um indicativo de que Lula não volta mais ao estado para participar de algum ato de campanha neste primeiro turno, como vinha sendo planejado por aliados. O líder do PT deve mesmo concentrar suas energias no Sudeste, na tentativa de faturar a eleição no dia 2 de outubro.
Liderança
Com a ausência de Danilo e Teresa, que ontem (20) cumpriram agenda em São Paulo, João Campos (PSB) comandou uma grande caminhada na Zona Sul do Recife. O jovem prefeito tem um papel fundamental no fortalecimento do projeto da Frente Popular nos próximos dias.
Presença
Ao contrário de Bolsonaro, que tem visitado Pernambuco com regularidade, a última vez que Lula veio ao estado foi ainda no período pré-eleitoral, em julho. Na época, a intenção era descolar a imagem do petista a de Marília Arraes (SD) e impulsionar o projeto liderado por Danilo Cabral (PSB) ao Governo do Estado.
Estratégia
Marília tem evitado rebater os ataques vindos de todos os lados por parte dos seus adversários. Mesmo com a ofensiva, a candidata segue intacta liderando todas as pesquisas, recebendo apoios e realizando eventos com muita gente em diversas cidades do estado.
Liderança
Mais uma pesquisa consolidou a liderança de Lula na corrida pelo Palácio do Planalto. De acordo com a Quaest, o petista lidera com 44%. Já Bolsonaro, tem 34%. Ciro caiu para 6% e pode ser ultrapassado por Simone que apareceu com 5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-04459/2022.
Cenário estadual
A expectativa é grande para a divulgação da nova pesquisa IPEC que será revelada hoje (21), em Pernambuco. As campanhas intensificaram o ritmo nessa reta final, na tentativa de tentar garantir um espaço na segunda etapa da eleição. Os números de hoje poderão ser um divisor de águas para alguns dos candidatos.