Cenário Político: debates deverão ser decisivos na reta final

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de setembro de 2022 às 07h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da terça

Com um cenário totalmente incerto para o segundo turno, Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) entraram na última semana de campanha em condição de igualdade na disputa para quem vai ao segundo turno contra Marília Arraes (SD).

Apesar de pouco tempo, os debates podem ser uma boa oportunidade para quem, nessa reta final, busca o voto dos indecisos. Visando ser alvo de ataques, Marília foi a única entre os cinco principais nomes que faltou a todos os confrontos realizados pelas emissoras.

Anderson também tem adotado a estratégia de não ir e pode estar perdendo a oportunidade de se tornar mais conhecido junto ao eleitor bolsonarista, que parece ainda não ter identificado no ex-prefeito a melhor opção para governar Pernambuco.

A Globo Nordeste realizará hoje (27) o penúltimo e mais importante debate dessa primeira etapa, onde muitos telespectadores definem seu voto. Existe uma expectativa de que Marília “atenda” a convocação feita por Raquel, ontem (26), para fazer um embate com a presença das duas mulheres que vêm despontando como favoritas.

O efeito desse programa que deve contar com as presenças de todos os concorrentes, poderá ser sentido nas próximas pesquisas, que podem – ou não – trazer um novo cenário após esse inédito enfrentamento.

Tensão
O debate da Globo Nordeste acontecerá pouco tempo depois da divulgação da pesquisa Ipec. Sem dúvidas, os números serão um aperitivo a mais para quem deseja ir ao segundo turno colocar todas as estratégias em jogo para conquistar o eleitor indeciso.

Voto útil
Ao contrário do que tem acontecido no cenário nacional, o voto útil não tem sido pregado em Pernambuco. Todas as campanhas estão confiantes de que irão ao segundo turno e a busca pelo voto segue a todo vapor.

Desempenho
Sem contar com as grandes estruturas dos seus adversários, Raquel Lyra (PSDB) tem mantido uma candidatura bastante competitiva. A tucana segue firme com a intenção de promover um segundo turno entre duas mulheres, fato inédito em Pernambuco.

Apoio de peso
Ex-ministro do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa gravou vídeos em apoio ao ex-presidente Lula. Sem dúvidas, esse apoio na reta final somará bastante na campanha do petista, que tem entre os principais adversários os casos de corrupção nos governos petistas.

Impacto
O manifesto apresentado ontem (26), por Ciro Gomes (PDT), não deve causar nenhum efeito positivo na sua campanha. O candidato segue perdendo pontos nas pesquisas e até o dia 2 de outubro pode ser ultrapassado por Simone Tebet (MDB), que também se apresenta como alternativa da terceira via.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO