Cenário Político: Raquel conquista importante espaço no Sertão 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
24 de outubro de 2022 às 00h00min
Foto: Wellington Júnior

Coluna da segunda

Após cumprir uma maratona de agendas políticas pelo Sertão, onde foi recebida em seis municípios, Raquel Lyra (PSDB) chega à última semana de campanha fortalecida com os apoios recebidos. A região é responsável por 18,1% dos eleitores pernambucanos.

Os atos realizados em Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Floresta, Serra Talhada e Arcoverde neste final de semana serviram para comprovar o empenho dos aliados de Raquel para tornar a ex-prefeita de Caruaru a primeira governadora de Pernambuco a partir de 2023.

Sem citar Marília Arraes (SD), a prefeita Márcia Conrado (PT) fez um duro discurso contra a ex-colega de partido. “A mulher que me representa se chama Raquel. Essa guerreira que não se deixa abalar por quem não tem propostas”, disparou em ato realizado na Capital do Xaxado.

No primeiro turno, Raquel recebeu apenas 22.717 votos nessas seis cidades, mas com as novas adesões ao seu projeto, tem tudo para multiplicar esses números. É nesse ritmo que a tucana espera manter a vantagem conquistada e alcançar a vitória no próximo domingo (30).

Redução de danos 
Alvo de duras críticas da chapa adversária, Sebastião Oliveira (Avante) foi literalmente escanteado neste segundo turno. Para não perder votos, o vice de Marília Arraes (SD) tem permanecido distante dos holofotes.

Ação rápida
Logo após o ex-deputado Roberto Jefferson receber a Polícia Federal a tiros, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para repudiar a ação do seu apoiado. A ação imediata serviu para neutralizar um prejuízo maior a sua campanha.

Abandonado
Preocupado com sua reeleição, Bolsonaro não hesitou em largar a mão de Roberto Jefferson: “quem atira em policial é bandido”, disse o presidente em vídeo publicado logo após a prisão do então aliado.

Decisão acertada
A candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (SD), cancelou as atividades para que sua equipe pudesse se despedir de Jr. Black, que morreu ontem (23), vítima de um infarto. O artista atuou na campanha de Marília.

Previsão
Em conversa com a coluna, um deputado do PSB cravou, em reserva, que Raquel Lyra (PSDB) deve ser eleita com 55% dos votos. O parlamentar votou em Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno e agora tem participado ativamente da campanha da tucana.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO