Cenário Político: Marília não consegue apresentar fato novo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de outubro de 2022 às 08h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da sexta

Em desvantagem nas pesquisas, esperava-se que Marília Arraes (SD) levasse um fato novo ao último confronto neste segundo turno, realizado pela TV Globo, mas não foi o que aconteceu. Com um terço na mão, como já tinha feito em outros debates, a deputada não soube administrar bem seu tempo.

Sem domínio sobre os principais problemas que afligem Pernambuco, Marília limitou-se ao debate político nacional, tentando vincular Raquel Lyra (PSDB) ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a todo momento. O assunto, inclusive, fez a neta de Arraes perder 49 inserções de 30 segundos na TV que foram concedidos à adversária.

O debate vinha sendo aguardado com bastante expectativa, pelo fato de ajudar os indecisos a definir o voto no próximo domingo (30), sendo crucial para Marília. O que a ex-petista não esperava era encontrar Raquel no seu melhor estilo, não deixando pergunta sem resposta e consolidando a vantagem que adquiriu ao longo do segundo turno.

Corrupção
No debate realizado ontem (27), Raquel Lyra (PSDB) perdeu a oportunidade de falar sobre o Orçamento Secreto quando foi abordado o tema sobre corrupção no debate. De acordo com o Valor, Marília Arraes (SD) solicitou R$ 3,6 milhões em recursos.

Números
Na batalha digital, Raquel Lyra (PSDB) também leva vantagem sobre sua adversária. Enquanto Marília Arraes ganhou apenas 5 mil seguidores no Instagram ao longo da semana, a tucana conquistou 16 mil nessa reta final.

Confissão
Durante o debate para o Governo de São Paulo, o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumiu que interferiu nas provas do caso em Paraisópolis, onde uma pessoa foi morta. O aliado de Bolsonaro pediu para que sua equipe apagasse as imagens.

Presidencial
Se ontem (27) os eleitores pernambucanos tiveram a oportunidade de acompanhar o último debate para o Governo do Estado, nesta sexta (28) será a vez do confronto dos candidatos à Presidência da República, que promete ser quente pelo nível de acirramento.

Engajamento
Adversário histórico do ex-presidente Lula, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que já tinha declarado apoio ao petista, resolveu gravar um vídeo para reforçar a campanha do metalúrgico nessa reta final. Outros tucanos também estão engajados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO