Coluna da segunda
Eleito para comandar o Palácio do Planalto pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu, ontem (30), a eleição mais acirrada para presidente da República desde a redemocratização. Numa dura disputa contra Jair Bolsonaro (PL), a diferença foi de pouco mais de 2,2 milhões de votos.
Mais uma vez o Nordeste foi o grande responsável por garantir a vitória ao candidato do Partido dos Trabalhadores na corrida presidencial. Na região que é o quarto maior colégio eleitoral do país, Lula recebeu mais do que o dobro da votação de Bolsonaro.
Dos nove candidatos a governador que foram eleitos, sete fizeram campanha abertamente para Lula, mas isso não impediu que o futuro presidente deixasse de ser o mais votado em todos esses estados. Apesar da região ter salvado o petista, ele vai precisar governar para todos, cumprindo o que pregou no primeiro discurso pós-vitória.
Transição
Passada a eleição em Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que foi eleita com 58,70% neste domingo (30), agora deve se debruçar na transição de governo. A governadora eleita recebeu ainda ontem uma ligação de Paulo Câmara (PSB) parabenizando pela conquista.
Homenagem
Antes de iniciar o pronunciamento e a coletiva de imprensa em um hotel da Zona Sul do Recife, Raquel Lyra (PSDB) pediu um minuto de silêncio em homenagem à memória de Fernando Lucena, marido da governadora eleita e vítima de um mal súbito no dia 2 de outubro. A tucana também não participou da festa da vitória.
Indicativo
Durante o primeiro discurso após o resultado positivo nas urnas, Raquel Lyra (PSDB) parabenizou Lula pela vitória nas urnas contra Bolsonaro. Pessoas próximas à tucana revelaram à coluna que ela votou no petista no segundo turno. Entretanto, ela segue sem abrir seu voto.
Resposta
Marília Arraes (SD) explorou durante todo o segundo turno as fragilidades do governo Raquel Lyra (PSDB), muitas vezes exagerando no tom das críticas. Os caruaruenses não foram influenciados e a resposta veio nas urnas. A tucana recebeu 83,35% dos votos válidos na cidade, que é o 4º maior colégio eleitoral do estado.
Empenho
O prefeito João Campo (PSB), que apesar de ter desfilado em carro aberto com Marília Arraes (SD), não colocou a cara na campanha da prima e fez questão de se deslocar até São Paulo para comemorar a vitória de Lula ao lado do petista. A neta de Arraes teve uma votação muito abaixo do esperado na capital pernambucana.