Cenário Político: tucanos fortalecidos no Agreste

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
4 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Camila Queiroz

Coluna da sexta

Não foi só a ascensão de Raquel Lyra ao Palácio do Campo das Princesas que fortaleceu o PSDB de Pernambuco. O partido também elegeu três deputados estaduais, todos eles do Agreste: Álvaro Porto, Débora Almeida e Izaías Régis. Juntos, eles receberam 124.412 votos.

Caso nenhum deles seja convocado para o primeiro escalão, abrindo vaga para quem ficou na suplência, a chance de ter um papel de destaque na Assembleia Legislativa, seja ocupando algum cargo na Mesa Diretora ou até mesmo sendo líder do governo, é grande.

A última vez que o PSDB elegeu uma bancada expressiva na Alepe foi em 2010, quando emplacou cinco deputados, que atuaram na oposição. Já Álvaro, Débora e Izaías terão a oportunidade de legislar ao lado de uma governadora aliada, o que servirá para fortalecer a legenda e a região onde atuam.

Antecipação
As articulações para a Mesa Diretora da Alepe seguem a todo vapor. Entretanto, a governadora eleita deve ter um papel importante nesse processo. Até o início da próxima semana, Raquel Lyra (PSDB) não vai cumprir agendas públicas e esse debate deve ser mais intensificado após seu retorno.

União
Companheiros de chapa nas eleições deste ano, Danilo Cabral (PSB) visitou, ontem (3), a senadora eleita Teresa Leitão (PT). O encontro, que serviu para avaliar o resultado das urnas, também teve como objetivo a preservação da unidade da Frente Popular em Pernambuco. 

Racha
Quando o assunto é o União Brasil, os dirigentes do partido seguem divididos. Enquanto Luciano Bivar declarou que a legenda não fará oposição ao governo Lula, o deputado eleito, Mendonça Filho, pensa justamente o contrário. O ex-ministro defende que a sigla firme uma imagem mais ideológica.

Prioridades
Na primeira reunião da equipe de transição, o coordenador Geraldo Alckmin (PSB) elencou algumas prioridades como a manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 e o salário mínimo acima da inflação. Para isso, será necessário furar o teto de gastos, o que já vem causando polêmica.

Retorno
Apesar de ainda não ter revelado seu futuro político, o deputado estadual Tony Gel deve retornar ao MDB, partido que disputou três eleições, obtendo êxito em duas delas. No PSB, o parlamentar não encontrou apoio para o pleito deste ano, comprometendo seu projeto de reeleição.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO