Cenário Político: PT sai fortalecido das eleições em Pernambuco

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de novembro de 2022 às 07h00min
Foto: Mariana Leal

Coluna da terça

Após eleger três deputados estaduais e um federal, mantendo o mesmo número de representantes com o qual entrou para a disputa este ano, o Partido dos Trabalhadores emplacou também Teresa Leitão com 46,12% dos votos válidos, com pouco mais de 2 milhões de votos absolutos.

A ascensão de Teresa a Casa Alta depois de já ter exercido cinco mandatos na Alepe, faz o PT-PE ter a maior bancada, já que o senador Humberto Costa tem assento garantido até o início de 2027. A presença dos dois em Brasília fortalece a interlocução com a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), na busca de recursos.

Um outro fator, é que o PT Pernambuco iniciará, nesta terça-feira (8), um debate para definir se participará da base de apoio à tucana. Já a nível nacional, o PSDB pode integrar o governo Lula, episódio inédito e que fortaleceria de cara o governo de Raquel, que assim como na campanha, vai precisar reunir a maior quantidade de aliados.

Festejado
Diversos políticos fizeram questão de registrar, ontem (7), a passagem dos 70 anos do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), nas redes sociais. Articulador nato, o ex-tucano se adaptou rápido à convivência com os novos aliados.

Contrato
O União Brasil encerrou, nesta segunda (7), um contrato de R$ 45 mil mensais que mantinha com o economista Marcos Cintra, que foi candidato a vice na chapa de Soraya Thronicke nas eleições deste ano. O motivo é o questionamento do processo eleitoral.

Registro
O ativista Rene Silva presenteou o piloto de F1 Lewis Hamilton com um boné “CPX” durante encontro em Brasília. A sigla que faz alusão aos complexos do Rio de Janeiro se tornou alvo de polêmica depois que apoiadores de Bolsonaro associaram ao crime.

Enquete
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu uma consulta pública em uma de suas redes sociais sobre a volta do horário de verão. Até o momento, grande parte dos votantes concordam com o retorno da medida, que foi extinta no governo Bolsonaro.

Relatório
Em nota publicada ontem (7), o Ministério da Defesa informou que encaminhará, nesta quarta (9), ao Tribunal Superior Eleitoral, o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação. Ainda em 2021, os militares foram convidados para compor a Comissão de Transparência das Eleições.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO