Coluna da terça
Reeleito com 60 mil votos para a Câmara Federal, o deputado Fernando Rodolfo (PL) já surge como uma das opções para concorrer a Prefeitura de Caruaru em 2024. O parlamentar teve o nome ventilado para disputar o Palácio Jaime Nejaim em 2020, mas acabou apoiando Raquel Lyra (PSDB).
Apesar de ter sido o único deputado com domicílio eleitoral na Capital do Agreste a ser reeleito, a votação de Rodolfo despencou no município, quando comparada a 2018. Além do número de adversários diretos, o deputado não trabalhou bem a consolidação da sua base.
Com o crescimento do PL em Pernambuco nestas eleições, a legenda deve apresentar candidatura nas principais cidades do estado. Em Caruaru, Bolsonaro recebeu 42,31% dos votos válidos e é nesse capital eleitoral que o conservador deve apostar, caso o projeto se materialize no município.
Reservada
Desde que venceu as eleições contra a deputada Marília Arraes (SD), no último dia 30 de outubro, Raquel Lyra (PSDB) tem atuado nos bastidores com discrição. Esse já era o perfil da tucana desde quando administrou Caruaru por pouco mais de cinco anos. O estilo deve ser levado para o Palácio do Campo das Princesas.
Balanço
A equipe de transição comandada por Priscila Krause (Cidadania) voltou a se reunir ontem (14). Até o momento, o grupo já apresentou 12 ofícios à Casa Civil, solicitando informações específicas a exemplo do detalhamento de obras, convênios e ações nos municípios.
Iniciativa
A promessa do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) de reativar o autódromo de Caruaru já tem ganhado apoiadores. Entusiasta do esporte, o deputado Romero Albuquerque (UB) pretende captar recursos e articular com o Poder Executivo o retorno de grandes eventos e campeonatos.
Espaço privilegiado
Diversos nomes de Pernambuco estão sendo escalados para compor a equipe de transição de Lula. O grupo de trabalho comandado por Geraldo Alckmin (PSB) já conta com Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT), Luciana Santos (PCdoB), João Campos (PSB) e Wolney Queiroz (PDT). Além da secretária estadual Fernandha Batista.
Consequência
A conta que os filhos de Bolsonaro têm feito é que o grande culpado pela derrota do presidente foi o ex-deputado Roberto Jefferson. Na tentativa de midiatizar sua prisão, o ex-cacique do PTB recebeu policiais federais na sua residência com tiros e granadas. O fato contribuiu para a perda de votos.