Coluna da quarta
Presidente estadual do PL, Anderson Ferreira reúne nesta quarta (16) a bancada estadual do seu partido. Esse será o primeiro encontro entre os deputados eleitos em outubro e o ex-prefeito do Jaboatão, e servirá para alinhar a atuação dos parlamentares na Assembleia Legislativa a partir de 2023.
Integram a lista o Coronel Alberto Feitosa, Renato Antunes, Abimael Santos, Joel da Harpa e Nino de Enoque. Além de Joãozinho Tenório, que apesar de ter sido eleito pelo Patriota, é aliado dos Ferreira. Na Alepe, o bloco deve trabalhar para fortalecer as pautas conservadoras alinhadas ao bolsonarismo.
Mesmo ainda não tendo uma posição firmada, o PL deve caminhar ao lado da base de Raquel Lyra (PSDB) na Casa de Joaquim Nabuco. A votação recebida na última eleição deu ao partido um peso maior e o posicionamento dos liberais será significativo para o novo governo que vai precisar aprovar projetos importantes para o estado.
Primeiro encontro
Após se reunir com a bancada federal na semana passada, Raquel Lyra (PSDB) vai procurar estreitar os laços com os deputados estaduais que atuarão na próxima legislatura. O encontro de hoje (16) deve dar o tom de como será a relação entre o Palácio do Campo das Princesas e a Casa de Joaquim Nabuco.
Cobertura
O almoço entre a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) e os atuais e novos deputados estaduais será em um espaço reservado. Entretanto, haverá dois momentos com a imprensa. O Blog Cenário acompanhará de perto os bastidores desse primeiro encontro e novidades serão trazidas ao longo do dia.
Anulação
O Partido Liberal vai acionar o Tribunal Superior Eleitoral e pedir que as eleições de 2022 sejam anuladas. A legenda alega que foram encontradas “supostas irregularidades” nos resultados gerados em todas as urnas eletrônicas modelo 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015.
Afastamento
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro pediu o afastamento do diretor da Polícia Rodoviária Federal por 90 dias. Para o órgão, Silvinei Vasques usou a instituição policial e o cargo público para fazer campanha eleitoral. Vasques tem oito processos contra ele correndo em sigilo.
Carona
A viagem de Lula para a COP27 já tem gerado questionamentos por parte dos opositores. A aeronave utilizada pelo petista pertence ao empresário José Seripieri Junior, preso pela PF durante uma operação que apurava supostos pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra (PSDB). Apesar de não haver nenhuma irregularidade no voo, o que tem sido apontado é o conflito de interesses.