Cenário Político: União Brasil a um passo de firmar aliança com o PT

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Michel Jesus

Coluna da quinta

Presidente nacional do União Brasil, o deputado Luciano Bivar avançou nas tratativas com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no sentido de uma aliança do partido com o governo Lula. O cacique conta com o aval de lideranças importantes da sigla, a exemplo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Após a fusão entre PSL e DEM, que resultou no surgimento do União Brasil, a legenda chegou a ser a maior do país com 81 integrantes na Câmara Federal, mas saiu das urnas no dia 2 de outubro com 59 deputados eleitos, ficando atrás do PL com 99 parlamentares e da federação formada por PT, PV e PCdoB que tem 80.

O ingresso do União Brasil na base de Lula caminha no sentido da frente ampla que o presidente eleito tem buscado construir no Congresso. Em contrapartida, Bivar vai trabalhar para ter o apoio dos petistas na disputa pela presidência da Câmara. A conta não é fácil de ser fechada, mas já vem sendo tratada com naturalidade pelos dois partidos.

Base aliada
O sentimento dos deputados do União Brasil é integrar a base de Raquel Lyra (PSDB) na Alepe. Foi o que uma fonte do partido revelou, ontem (16), à coluna. Até a próxima semana, a bancada estadual deve se reunir com Luciano Bivar para oficializar essa posição. A legenda elegeu cinco nomes para a próxima legislatura.

Sem posição
Apesar de Anderson Ferreira ter reunido a bancada do PL para discutir e alinhar posicionamentos na Alepe, o partido saiu sem uma posição definida sobre participar da base de Raquel Lyra (PSDB) na Casa de Joaquim Nabuco. À coluna, um deputado revelou, em reserva, que Anderson vai procurar Raquel para tratar do assunto.

Comissão conectada
Após almoçarem, ontem (16), com Raquel Lyra (PSDB), quatro dos cinco deputados que compõem a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe se reuniram virtualmente para analisar algumas matérias. O que chamou atenção é que eles estavam no primeiro piso do hotel, mas em ambientes separados.

Ausente
Apesar de não terem sido reeleitos, Erick Lessa (PP) e Tony Gel (MDB) fizeram questão de participar do almoço oferecido por Raquel Lyra (PSDB). Dos representantes de Caruaru na Casa de Joaquim Nabuco apenas Zé Queiroz (PDT) levou falta. Pelo visto, o pedetista ainda não digeriu a vitória da tucana nas urnas.

Avaliação positiva
Diversos deputados do PSB fizeram questão de ir ao encontro promovido por Raquel Lyra (PSDB) nesta quarta (16). A coluna conversou com alguns deles e todos elogiaram a tucana por ter iniciado esse movimento de escuta e aproximação com a Casa, mesmo antes do governo iniciar.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO