Cenário Político: os primeiros passos de Teresa em Brasília

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de novembro de 2022 às 00h00min
Foto: Mariana Leal

Coluna da quarta

Depois de se recuperar de uma cirurgia no fêmur, fraturado em um acidente na véspera do primeiro turno, Teresa Leitão (PT), que foi eleita primeira senadora de Pernambuco com 46,12% dos votos, cumpre uma extensa agenda em Brasília. Essa é a primeira viagem após a eleição.

Além de participar de um seminário ofertado pelo Senado para conhecer as regras da Casa, Teresa já foi recebida por Rodrigo Pacheco (PSD) na residência oficial da presidência, comprovando que não encontrará dificuldade para transitar na Capital Federal nos próximos oito anos.

A petista também reservou um momento para se reunir com membros da equipe de transição e com a bancada do seu partido na Casa Alta, onde pautas do Legislativo já foram discutidas. Com isso, Teresa vai contrariando as expectativas dos seus adversários que, durante a campanha reagiram ao fato de ela nunca ter exercido nenhum cargo no Congresso Nacional.

Chapa completa
Entre os deputados anunciados ontem (22) para a equipe de transição de Lula estão os três integrantes da chapa “Pernambuco na Veia”, derrotada na última eleição. Marília Arraes (SD), Sebastião Oliveira (Avante) e André de Paula (PSD) atuarão em grupos diferentes.

Em família
Além de deputada Marília Arraes, a deputada eleita Maria Arraes também foi anunciada na equipe de transição de Lula. As duas são filiadas ao Solidariedade. As irmãs fizeram questão de agradecer a oportunidade da indicação ao presidente do partido, Paulinho da Força.

Resposta rápida
Após o PL oficializar pedido para inviabilizar parte da votação, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu 24h para que a legenda também inclua na ação dados sobre o primeiro turno. O despacho é uma reação à representação protocolada pela coligação de Bolsonaro.

Posição
Por unanimidade, o Republicanos definiu que atuará a partir do próximo ano de maneira “independente” no Congresso Nacional. Entretanto, anunciou que o “partido seguirá mantendo o apoio às propostas que sejam positivas para a população brasileira”.

Aprovação
O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (22), as indicações dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles substituirão os ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro, respectivamente.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO