Cenário Político: Priscila empurra PSB para oposição 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
24 de novembro de 2022 às 06h00min
Foto: Nando Chiappetta

Coluna da quinta

A relação entre a base do PSB na Alepe e Raquel Lyra (PSDB) pode ficar estremecida antes do tempo. Só nesta semana, a coordenadora da transição, Priscila Krause (Cidadania), fez dois questionamentos ao governo Paulo Câmara que podem frustrar uma eventual harmonia da futura gestão com os socialistas.

O primeiro entrave, foi a criação de um grupo de trabalho para atuar na implementação de projetos estruturantes para o Estado. Já o segundo é sobre a obra emergencial do presídio no Curado. De acordo com a vice-eleita, “sem garantia de orçamento para 2023”, chegando a ser alvo de medida cautelar no TCE-PE.

Com a maior bancada na Casa de Joaquim Nabuco, o PSB fará a diferença nas votações. O partido ainda vai reunir o grupo de parlamentares na próxima terça (29) para definir uma posição na Casa. Mas um possível tensionamento entre as duas equipes de transição pode colocar o PSB oficialmente na oposição.

Aventura 
Deputado estadual eleito, José Patriota (PSB) revelou ontem (23), durante entrevista na TV Nova, que não deve concorrer à reeleição para presidente da Amupe. Entretanto, afirmou que a associação não pode “entrar em aventura”, se referindo ao seu sucessor que será conhecido em fevereiro.

Prejudicado 
Ainda durante a entrevista, José Patriota (PSB) avaliou que o governador Paulo Câmara (PSB) foi prejudicado pela conjuntura e isso acabou atrapalhando as ações da sua gestão. O socialista citou a pandemia e a relação com o governo federal como exemplos de dificultadores. 

Sem alteração 
Apesar de o TJPE manter a decisão da Câmara do Cabo de Santo Agostinho, o sentimento no meio jurídico é de que nada muda. O Pleno do TSE só deve tratar do caso no próximo ano e a tendência de seguir a decisão do relator, ministro Ricardo Lewandowski, é grande.

Recurso 
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) agradeceu publicamente ao deputado Wolney Queiroz a destinação de R$ 720 mil em emenda, para pavimentação de ruas na zona rural e a ampliação do bloco cirúrgico da Ame Animal. A articulação partiu dos vereadores Lula Tôrres (PSDB) e Fagner Fernandes (PDT).

Retaliação 
Após o resultado do segundo turno, a operação Carro-Pipa, do governo federal, teve os recursos cortados, levando os caminhões a pararem o fornecimento de água para quem vive no interior do Nordeste. O desabastecimento afeta cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO