Cenário Político: A nova fase de Silvio Costa

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de março de 2020 às 00h00min
Foto: Luiz Alves

Após um longo período em silêncio, o ex-deputado federal Silvio Costa voltou à cena. Recentemente ele anunciou sua filiação ao Republicanos e vem trabalhando fortemente sua pré-candidatura a prefeito em Jaboatão dos Guararapes. Uma aproximação com o PSB tem sido ventilada e isso pode garantir o apoio do governador Paulo Câmara (PSB) a Silvio, que sempre atuou no campo de oposição aos socialistas. Essa aliança entre as duas legendas poderá se estender para o Recife e também em outros municípios.

Segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, Silvio recebeu 30.033 votos dos jaboatonenses nas eleições de 2018, quando disputou uma das vagas para o Senado Federal, e acabou ficando de fora. Combativo, sua entrada no jogo tem tirado o sono do prefeito Anderson Ferreira (PL), que até pouco tempo voava em céu de brigadeiro e não tinha um adversário a altura para o embate. Nos últimos dias o ex-parlamentar vem cumprindo agendas políticas em Jaboatão, e se reunindo com lideranças políticas que fazem oposição no municipío. Sua filiação deve acontecer durante esta semana, em Brasília, na presença do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira.

Estrutura – Caso Silvio Costa receba mesmo o apoio do governador Paulo Câmara (PSB) em Jaboatão, ele terá a vantagem de contar com toda a estrutura do Governo do Estado a seu favor, o que poderá fazer a diferença. Nos bastidores já é dada como certa a sua adesão ao Palácio do Campo das Princesas.

Definição – O deputado federal Túlio Gadêlha vai reunir a imprensa no início da tarde de hoje (09), para comunicar se será ou não candidato a prefeito do Recife. Correu a notícia de que na última reunião da executiva nacional do PDT, Gadêlha pediu que fosse registrado em ata a retirada da sua pré-candidatura na capital pernambucana. Aliados do parlamentar garantem que isso não aconteceu.

Petista – Após polêmica foto ao lado de um grupo de pré-candidatos que fazem parte do exército de Erick Lessa (PP), a professora Consuelo Brito decidiu que vai buscar uma vaga na Câmara Municipal de Caruaru pelo PT. No último sábado (07), ela participou de um encontro voltado para as mulheres do partido.

Alinhado – De passagem por Caruaru, o deputado federal André de Paula (PSD) fez questão de se reunir com Raffiê Dellon para saber como anda sua pré-candidatura a prefeito do município. O jovem tem organizado um forte grupo para disputar o legislativo, e conta com o apoio do parlamentar.

Mudança – Com a janela de transferência partidária em curso, muitos vereadores de Caruaru devem buscar uma nova legenda para disputar as eleições. Galego de Lajes, que pertence ao grupo político do deputado estadual Tony Gel, deve migrar do PSD para o MDB.

Chapa – Articuladores políticos ligados à prefeita Raquel Lyra querem todos os vereadores da base disputando as eleições de outubro pelo PSDB. Um parlamentar em reserva chegou a afirmar que com essa estratégia, a tucana consegue eleger 14 edis na legenda. Há quem diga que essa conta não fecha.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO