Cenário Político: as prioridades de Raquel após diplomação

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de dezembro de 2022 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da terça

Após ser diplomada pelo TRE-PE para exercer o cargo de governadora nos próximos quatro anos, Raquel Lyra (PSDB) vai concentrar sua atuação na transição e formação do secretariado. Como não poderia ser diferente, o assunto tem dominado os bastidores.

O Blog Cenário já trouxe em outros momentos alguns nomes que são praticamente dados como certos para auxiliar a tucana, como por exemplo: Fred Loyo, Daniel Coelho, Dani Brito, Simone Benevides, Miguel Coelho, Túlio Vilaça, Eduardo Vieira, Guilherme Coelho, Tadeu Calheiros e Débora Almeida.

Alguns dos citados caminham com a tucana desde quando ela foi prefeita de Caruaru. Outros foram se integrando ao longo do processo eleitoral. Quem conhece Raquel sabe que ela tem um estilo próprio de fazer política e atua friamente dentro do prazo limite.

Uma fonte revelou à coluna que existe a expectativa de a vice eleita, Priscila Krause (Cidadania), fazer um balanço da transição até o fim desta semana. Já o anúncio do secretariado estava previsto para acontecer após Raquel bater o martelo sobre o projeto da reforma administrativa e da diplomação. Agora é só aguardar.

Encontro
A governadora diplomada, Raquel Lyra (PSDB), e Miguel Coelho (UB), terão uma nova conversa nesta terça (20), às 11h, no Recife. Na pauta, o espaço em que o ex-prefeito de Petrolina pode ocupar no primeiro escalão. Na última quarta-feira (14), eles também se reuniram para discutir o assunto.

Agradecimento
Está marcada para acontecer amanhã (21), às 19h, na Igreja da Madre de Deus, no Recife, uma Missa em Ação de Graças pela vitória conquistada por Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) ao Governo de Pernambuco. A posse das duas acontecerá no dia 1º de janeiro.

Encaminhamento
Questionado pela coluna se o Solidariedade ficaria na base ou faria oposição ao governo Raquel Lyra, o deputado diplomado, Lula Cabral, afirmou que essa decisão pertence ao partido. O futuro parlamentar ainda revelou que vai se reunir com a deputada Marília Arraes (SD), nesta terça (20), para discutir as estratégias da legenda na Alepe.

Duelo
No momento de sua diplomação para o Senado, Teresa Leitão (PT) fez questão de saudar os presentes fazendo um gesto bastante conhecido entre os petistas: o “L” de Lula. Já o deputado eleito, Coronel Meira (PL), fez o gesto da arma repetido por Bolsonaro inúmeras vezes. As reações foram aplausos e vaias.

Comitivas
Cleber Chaparral (UB) e Iza Arruda (MDB) fizeram questão de mobilizar uma boa quantidade de apoiadores das suas regiões para marcar presença na diplomação realizada pelo TRE-PE, ontem (19). Os dois foram muito bem votados em outubro. Ele para estadual e ela para federal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO