Cenário Político: a estreia de Raquel em Brasília como governadora 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de janeiro de 2023 às 00h00min
Foto: Wellington Júnior

Coluna da quarta

Os atos praticados pelos radicais no último domingo (8), motivaram a antecipação da estreia nacional de diversos governadores após assumirem os cargos, entre eles, Raquel Lyra (PSDB). Ela foi uma das quatro mulheres que estão à frente do Executivo estadual presentes na reunião com representantes dos entes federativos.

Raquel não passou despercebida em Brasília. Após seguir a pé do Planalto até o STF junto com os demais, a tucana foi abordada por veículos de imprensa a nível nacional, que buscavam uma opinião da primeira governadora de Pernambuco sobre os últimos atos de vandalismo. Antes, ela já tinha sido saudada por outras autoridades durante reunião na sede do Governo Federal.

Ainda no dia da selvageria que tomou conta de Brasília, Raquel Lyra se prontificou a enviar 50 policiais militares para auxiliar as forças de segurança na Capital Federal. Apesar da urgência da ocasião, a gestora pernambucana cumpriu bem a convocação e deixou sua digital na defesa da democracia em um momento crítico.

Relator 
O deputado Antônio Moraes (PP), que preside a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi escolhido para relatar o projeto que trata da reforma administrativa do Governo do Estado. O texto deve ser votado na próxima terça-feira (17).

Relator 2
Para relatar a matéria que diz respeito à indicação da nova administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueiroa, o escolhido foi o deputado Waldemar Borges (PSB), que preside a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe. A ideia é que seja convocada uma audiência pública para debater o assunto e no mesmo dia aconteça a sabatina de Thallyta no colegiado. 

Nova função 
O ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, deve ser efetivado na superintendência da Polícia Federal no Estado. Ele deixou o cargo na antiga gestão, após repressão violenta da Polícia Militar a um protesto pacífico que aconteceu no Recife, em maio de 2021.

Sinal verde
O Tribunal de Contas da União autorizou a indicação de Aluízio Mercadante para presidência do BNDES. O TCU foi consultado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), sobre um possível impedimento na Lei das Estatais para a nomeação do petista.

Vai se entregar
O  ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que está em viagem aos EUA e teve a prisão decretada ontem (10), garantiu que estaria retornando ao Brasil para se apresentar à Justiça e cuidar da defesa. A data, entretanto, não foi informada. Além da prisão, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também expediu mandado de busca e apreensão, já cumprido pela PF na casa de Torres.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO