Coluna da sexta
Acostumado a ocupar cargos de relevância na mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco nos últimos anos, o PP, que no estado é comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, deve perder o protagonismo que sempre exerceu na Casa de Joaquim Nabuco.
Apesar de contar com a segunda maior bancada da Alepe, com oito deputados, o PP não conseguiu, até o momento, consolidar a candidatura de Antônio Moraes para presidência da Casa, abrindo espaço para o crescimento de Álvaro Porto (PSDB), que segue recebendo apoios de todos os lados.
Para se ter ideia da influência do PP na Assembleia, dos 14 nomes que integram a atual mesa, seis deles foram eleitos pela sigla em 2018, incluindo o presidente. Entretanto, apenas dois permaneceram na legenda. O partido também comanda uma das principais comissões da Casa, que é a de Administração Pública.
O grupo liderado por Álvaro não conta com a participação de integrantes do PP e isso deve ter um efeito prático na formação da próxima mesa, a não ser que Antônio Moraes e Claudiano Filho declinem das candidaturas e o partido seja integrado ao bloco que vem sendo construído com outros deputados.
Reforço
Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD) receberam, ontem (26), o apoio público de mais nove deputados, que integram o PL, Patriota, União Brasil e Republicanos. A cada dia os dois parlamentares se consolidam na disputa pelo comando da Casa, isolando os demais nomes.
Lançamento
Diversos nomes do mundo político foram ontem (26) até o Compaz Dom Helder Câmara, para prestigiar o lançamento do livro do secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti. O gestor, que vem fazendo um bom trabalho na PCR, tem se tornado cada vez mais referência na área.
Atuação
O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), tem participado com frequência de compromissos na companhia de aliados. Reuniões com secretários, vereadores e outros agentes políticos tem feito parte da rotina de Miguel nos últimos dias. Ele ainda não anunciou qual será o seu futuro na vida pública.
Audiência
Preso ontem (26), pela equipe Malhas da Lei, o ex-prefeito de Caruaru, Neguinho Teixeira, será submetido a uma audiência de custódia no Fórum Juiz Demóstenes Veras. Ele foi enquadrado em diversos artigos que configuram a prisão, entre eles o crime de peculato. Ele passou a noite na Delegacia de Plantão da cidade.
Retorno
Sem a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro desembarcou ontem (26), no Aeroporto Internacional de Brasília, após um mês nos Estados Unidos. De boné e usando uma máscara, ela não passou despercebida pelo local.