Coluna da quarta
Eleita para governar Pernambuco pelos próximos quatro anos, Raquel Lyra vai precisar dividir suas atenções com o PSDB, sigla que lhe deu grande suporte nas três eleições que disputou pela legenda tucana. A primeira, ainda em 2016, para a Prefeitura de Caruaru.
O PSDB já viveu grandes momentos, quando comandou o Palácio do Planalto por oito anos, com Fernando Henrique Cardoso e passou mais de duas décadas no governo do Estado de São Paulo, principal base da sigla até pouco tempo.
Mas a nível nacional sofreu um grande abalo no último pleito, com a perda de representação no Congresso Nacional e desfiliação de quadros que fizeram história ao longo dos últimos anos, a exemplo da senadora Mara Gabrilli, candidata a vice-presidente da República no ano passado.
Numa espécie de reoxigenação, o PSDB anunciou, na última semana, a sua nova executiva nacional com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na presidência, e Raquel na vice. O movimento visa dar uma nova dinâmica ao partido, que atravessa uma grande virada geracional.
Liderança
Além de comandar o PSB em Pernambuco, o deputado Sileno Guedes também vai dar as coordenadas a bancada do partido na Alepe. O socialista vai comandar uma bancada de 13 parlamentares, que segue dividida entre seguir na oposição ou apoiar o governo Raquel Lyra, que não tem aliviado nas críticas ao ex-governador Paulo Câmara.
Impedimento
Escolhido por Lula para presidir o Banco do Nordeste, Paulo Câmara depende de uma mudança na Lei das Estatais, que determina que ex-dirigentes partidários cumpram uma quarentena de 36 meses antes de ocupar o cargo. Até janeiro, o ex-governador era vice-presidente nacional do PSB.
Luto
Pernambuco perdeu ontem (7) dois grandes quadros políticos que fizeram história, cada um em sua época. As mortes de Anastácio Rodrigues (ex-prefeito de Caruaru) e Ricardo Costa (ex-deputado estadual) foram bastante lamentadas durante todo o dia.
Recorde
Conhecida por realizar o “Maior e Melhor São João do Mundo”, Caruaru vai vivenciar este ano 65 dias de festa junina. O anúncio foi feito ontem (9), pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), durante o lançamento de um calendário de eventos do município.
Homenagem
O primeiro complexo olímpico do interior, que está sendo construído em Caruaru, vai homenagear o eterno camisa 10 do Santos, que morreu no fim do ano passado em decorrência de um câncer de cólon. O espaço receberá o nome de “Complexo Olímpico Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”. A proposta foi enviada à Câmara pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).