O deputado federal Lula da Fonte (PP) foi o primeiro, entre os novos deputados da 57ª legislatura do estado de Pernambuco, a discursar na tribuna da Câmara.
Em seu pronunciamento, o parlamentar levantou temas importantes e saiu em defesa da ampliação de programas sociais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da agricultura familiar e do pequeno agricultor. Ainda destacou sobre a importância da luta por programas sociais que deem garantia a uma renda familiar básica e mais digna às famílias do estado de Pernambuco.
O deputado demonstrou preocupação com a situação dos sessenta e três municípios pernambucanos que poderão ter queda na receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), se forem adotados os dados incompletos do censo do IBGE, defendendo o Projeto de Lei 14/2023, de sua autoria, que tem como objetivo vedar a utilização de estimativas para definir os coeficientes do FPM.
Assim, somente quando todo o levantamento do censo estiver acabado e revisado é que os coeficientes poderão ser fixados. Lula da Fonte agradeceu ainda a confiança e a oportunidade que lhe foi dada de representar e defender o povo pernambucano na Câmara Federal.