Coluna da sexta
Desde o início do segundo governo de Raquel Lyra (PSDB), que tinha Rodrigo Pinheiro (PSDB) como vice, que o Poder Executivo segue atuando de maneira confortável, sem uma oposição que faça um contraponto à altura de uma cidade como Caruaru, que apesar dos avanços, tem suas dificuldades.
Atualmente, na Câmara Municipal, apenas os vereadores Fagner Fernandes (PDT) e Perpétua Dantas (PSDB) se apresentam como oposição ao governo municipal, mas não apresentam nenhuma ameaça, já que pouco se mobilizam para bater de frente com Rodrigo, que está próximo de completar um ano com a caneta na mão.
Mesmo sem anunciar que é pré-candidato, apenas o ex-deputado Zé Queiroz (PDT) vem se movimentando publicamente. Entretanto, o ex-prefeito de Caruaru evita disparar críticas ao atual gestor, postura bem diferente de quando Raquel dava expediente no Palácio Jaime Nejaim.
Um outro prefeiturável que também tem seguido o exemplo de Queiroz é o deputado Fernando Rodolfo (PL), que por ora, tem gastado suas energias com ações do mandato, mas deve, aos poucos, se apresentar ao eleitorado caruaruense como alternativa a Rodrigo Pinheiro.
Enquanto isso, Rodrigo continua desenvolvendo suas ações e procurando se firmar enquanto liderança política local. Se ao longo desse período os adversários forem atropelados pelo tempo ou errarem na estratégia, o maior beneficiado será o tucano, que chegará consolidado para disputar a reeleição.
Números positivos
O Governo do Estado comemorou a queda de furtos e roubos durante o Carnaval 2023. Também não houve homicídio nos polos da folia pernambucana. O resultado positivo é fruto do aumento no quantitativo de policiais nas ruas durante o período em que a festa de Momo foi realizada.
Municipalismo
Empenhado na defesa dos municípios, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) comemorou a decisão do STF que manteve os cálculos do FPM com base no Censo de 2018. Com isso, as 63 cidades pernambucanas que tinham registrado redução da população no novo Censo do IBGE, não serão prejudicadas com a diminuição de recurso.
Projeto importante
O deputado Lula da Fonte (PP) protocolou na Câmara Federal um projeto que permite a dedução de despesas com médicos, clínicas e hospitais veterinários no Imposto de Renda. A ação beneficia diretamente os protetores de animais.
Saúde
Um dos principais nomes do PT, José Dirceu foi internado e submetido a uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília. O ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, passou mal e precisou ser socorrido. Dirceu foi diagnosticado com um quadro de hematoma subdural e, de acordo com boletim médico, não tem previsão de alta.
Longe dos holofotes
Desde o escândalo do mensalão, que culminou na prisão de José Dirceu, o petista segue atuando de maneira discreta nos bastidores. Entretanto, o seu filho, Zeca Dirceu, é o líder da bancada do PT na Câmara Federal.