Bivar anula espaço de Mendonça no União Brasil

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de março de 2023 às 00h00min
Foto: Luis Bernardo Jr

Coluna da segunda

Se a fusão entre PSL e Democratas foi boa para alguns nomes, que além do êxito eleitoral, têm voz ativa no atual União Brasil, para outros, a exemplo de Mendonça Filho, essa regra não tem sido a mesma. Desde o último pleito que ele não fala a mesma língua que o mandachuva do partido, o deputado Luciano Bivar.

Com um currículo extenso, Mendonça, além de ter exercido o cargo de deputado federal em outras ocasiões, também já foi governador de Pernambuco e ministro da Educação, deixando sua marca em todos os espaços por onde passou. Fruto de sua capacidade para executar projetos.

Visando as eleições municipais do próximo ano, Mendonça Filho garantiu sua recondução à presidência do União Brasil Recife, mas, poucas horas após a convenção acontecer, o comando da legenda a nível estadual emitiu um posicionamento deslegitimando o ato.

Isolado, Mendonça pode perder ainda mais protagonismo caso a federação entre União Brasil e PP avance, principalmente pelos efeitos que ela causará em 2024 e 2026, tendo em vista que os interesses do partido não estão conectados com os dele.

Nomeações políticas
A governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu manter Ary Morais na presidência do IPEM e Henrique Queiroz no ITERPE. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do último sábado (4). Ambos têm laços familiares com deputados do PP.

Data magna
O Estado comemora hoje (6) os 206 anos da Revolução Pernambucana. O feriado é fruto de um projeto apresentado pelos ex-deputados Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes, em 2017, e tem como finalidade homenagear os pernambucanos que foram responsáveis pela revolução de 1817.

Encontro
A seccional da União Brasileira de Vereadores em Pernambuco, vai realizar um encontro em Petrolina. O evento começa amanhã (7) e segue até a próxima sexta (10). Um dos palestrantes será o vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), que irá debater a utilização das mídia sociais no mandato.

Desprezo
É grande a insatisfação de quem atuou ao lado de Lula Cabral (SD) na eleição passada. Antigos aliados afirmam que foram abandonados à própria sorte para dar espaço aos ex-assessores de Fabíola Cabral (SD), que disputou um mandato de deputada federal e ficou na suplência.

Contemplado
Ligado à senadora Teresa Leitão (PT), o dirigente petista Felipe Cury assumirá a secretaria executiva de Habitação do Recife. Ele já foi candidato a vereador da capital pernambucana e, ao longo da sua trajetória política, sempre participou de debates sobre a temática da pasta.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO