Coluna da segunda
Vem crescendo a possibilidade do deputado estadual Júnior Tércio (PP) concorrer à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em 2024. O parlamentar tem uma forte inserção no município, onde recebeu 24.894 votos no último pleito. A princípio, existia uma especulação em torno do nome da deputada federal Clarissa Tércio (PP), mas, aos poucos, seu marido passou a ser visto como um potencial candidato para tentar suceder o atual prefeito Mano Medeiros (PL).
Na última eleição municipal, 188.524 jaboatonenses preferiram se abster ou votar branco e nulo do que seguir com Anderson Ferreira (PL). Apesar disso, o liberal faturou a disputa no primeiro turno, deixando a sensação de que faltou “perna” ou estratégia para a oposição.
O grupo dos Ferreira controla a cidade desde 2017 e Mano trabalha para tentar a reeleição no próximo ano, mas não deve ter vida fácil pela frente. Além de Júnior Tércio, Daniel Alves (PV) e Elias Gomes (MDB) também devem estar no páreo. Caso todos esses nomes que estão sendo ventilados entrem mesmo na corrida, a possibilidade de um segundo turno no Jaboatão é grande, o que seria um pesadelo para o projeto do prefeito Mano.
Representação
Tem início, nesta segunda (27), a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ao todo são 725 participantes de Pernambuco inscritos no maior evento municipalista do Brasil. Destes, 112 são prefeitos e prefeitas, sendo essa a maior delegação liderada pela Amupe.
Presença
O Blog Cenário estará presente na XXIV Marcha a Brasília, trazendo os principais fatos para os leitores. Direto da Capital Federal vamos trazer com exclusividade informações e entrevistas com representantes do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Esplanada dos Ministérios.
Suspensão
Devido à XXIV Marcha a Brasília, a Assembleia Legislativa de Pernambuco cancelou as sessões ordinárias da semana. Muitos deputados estaduais estarão presentes na Capital Federal acompanhando os prefeitos e vereadores nas mais diversas agendas que serão realizadas.
Esclarecimento
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, será cobrada a dar explicações sobre como se dará o financiamento da pesquisa no Brasil em meio às dificuldades orçamentárias. O questionamento será feito pela presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputada Luisa Canziani (PSD).
Efeito reverso
A afirmação do presidente Lula (PT) de que a tentativa de atentado do PCC contra o senador Sérgio Moro (UB) e outras autoridades seria uma armação do próprio ex-juiz, ainda tem repercutido negativamente. No meio político, a avaliação que tem sido feita é que o petista conseguiu “ressuscitar” Moro, que vinha em baixa.