Coluna da sexta
Após os gestos do presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, deputado Doriel Barros, que abriu as portas da Fetape para a governadora, Raquel Lyra (PSDB) na última semana, além das frequentes visitas ao Palácio do Campo das Princesas, ficou a impressão de que os acenos feitos seriam uma aproximação do PT com o governo estadual.
A legenda conta com três deputados na Assembleia Legislativa, mas apenas João Paulo Lima e Rosa Amorim se arriscam a disparar falas mais ácidas contra a governadora. Na Casa de Joaquim Nabuco, o PT compõe a bancada independente, motivo que levou o senador Humberto Costa a cobrar uma posição da legenda.
O movimento pode causar uma ruptura na federação que é composta por PT/PV/PCdoB, já que parte dos deputados desse conjunto flertam com o Palácio. Enquanto isso, Raquel segue recebendo parlamentares e buscando ampliar sua base de apoio. Os próximos dias prometem ser de bastante articulação de todos os lados, o que deve mexer nas projeções para 2024 e desaguar em 2026.
Moradia
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vai entregar, nesta sexta (31), mais de 200 escrituras de imóveis do Residencial Ministro Fernando Lyra. O evento, marcado para às 10h, vai contar com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Novos concursos
Em entrevista à Rádio Jornal, a secretária de Defesa Social, Carla Patricia, anunciou que, em breve, novos concursos serão realizados. Serão mais de 2 mil vagas para a Polícia Militar e 300 para o Corpo de Bombeiros.
Paixão de Cristo
Depois de um hiato de três anos, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém retoma as apresentações na noite desta sexta (31). A primeira sessão é realizada para autoridades e convidados. O espetáculo volta amanhã (1º) para público em geral.
Repercussão
O “recado” do deputado federal, Coronel Meira (PL), dado ao MST por meio deste blog, repercutiu nacionalmente. Parlamentares de esquerda de Pernambuco, a exemplo da líder da oposição na Assembleia Legislativa, Dani Portela (PSOL), saíram em defesa do coordenador nacional do movimento, Jaime Amorim. A fala do parlamentar deve ter desdobramentos.
Aposentadoria
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, anunciou ontem (30) que vai antecipar sua aposentadoria. Com isso, o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula (PT), está mais próximo de ser o novo ministro do STF.