Coluna da segunda
Apesar de estar distante de Brasília, onde, nos últimos oito anos ocupou papel de destaque no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) segue fazendo articulações e surpreendendo quem respira política todos os dias. A exemplo da última semana, quando emplacou um ex-assessor na diretoria de um dos órgãos mais cobiçados, a Codevasf.
Durante quase três anos, FBC manteve uma relação estreita com Bolsonaro, mas por outro lado, o diálogo com membros do PT sempre foi respeitoso. Sua adesão ao governo Lula, mesmo que de forma indireta, está dentro do pacote do deputado Elmar Nascimento (UB), líder do União Brasil na Câmara Federal. O movimento só atesta o quanto Bezerra Coelho segue ativo nos bastidores.
Sem contar com espaços na estrutura do Estado, os Coelho passam a ter um canal direto com a União, para continuar irrigando recursos em Petrolina e municípios onde o clã possui uma base consolidada. Na prática, Fernando colocou os dois pés no Governo Federal antes das lideranças petistas de Pernambuco, que ainda trabalham para destravar indicações em órgãos federais.
Surpresa
O deputado Mendonça Filho e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, foram pegos de “calça-curta” em relação ao processo eleitoral interno do União Brasil a nível estadual. Apressadamente, a dupla organizou uma chapa e vai para a disputa contra o atual presidente Marcos Amaral. O pleito marcado para amanhã (4), corre o risco de ser judicializado.
Futuro
Quem marcou presença na conferência estadual da Rede Sustentabilidade, em Caruaru, foi Wanderson Florêncio (SD). O ex-deputado estadual, que ficou na primeira suplência, ainda não definiu o seu futuro político, mas tem dialogado com algumas lideranças para, em breve, anunciar os próximos passos para 2024.
Primeiro encontro
O Coniape realiza, nesta terça (4), sua primeira reunião sob o comando do novo presidente, o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB). O consórcio agora contará com Caruaru, que não integrava a relação dos municípios participantes nas duas últimas gestões. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) deve marcar presença.
Em campanha
Pré-candidato a vereador de Caruaru, Armandinho iniciou as primeiras articulações visando ocupar uma cadeira na Câmara Municipal a partir de 2025. O músico cumpriu agenda, neste domingo (2), na zona rural da cidade. O deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que deve disputar o governo municipal, também esteve presente.
Respirando aliviado
A Segunda Turma do STF mudou entendimento e desistiu de tornar o senador Renan Calheiros (MDB) réu em uma ação da operação Lava Jato, sobre suposto recebimento de propina. Em uma rede social, o político alagoano desabafou: “os pistoleiros da honra alheia ainda precisam pagar com cadeia”.