Coluna da quinta
Uma semana depois de apresentar um diagnóstico com 820 páginas, detalhando como recebeu o Estado das mãos do ex-governador Paulo Câmara (PSB), está prevista uma visita da governadora Raquel Lyra (PSDB) a municípios do Agreste e Sertão, que serão beneficiados com melhorias no abastecimento de água.
Com alta aprovação no Recife, segundo recente levantamento, a agenda vai servir para a tucana sentir de perto o sentimento da população sobre as ações que vêm sendo executadas pelo governo, já que na prática Raquel só visitou até o momento dois municípios fora do eixo da RMR: Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.
Arrumar a casa em 100 dias, após 16 anos de um grupo político dando as diretrizes de um Estado diverso como Pernambuco não é fácil, mas é isso que Raquel tem buscado fazer desde que sentou na principal cadeira do Palácio do Campo das Princesas. Entretanto, é necessário voltar os olhares para todas as regiões, começando principalmente pelo interior, que necessita de uma atenção especial.
Segurança
A secretária estadual de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, deve ser convidada a apresentar na Alepe as medidas tomadas para reforçar a segurança nas escolas do Estado. A sugestão foi dada, ontem (12), durante reunião da Comissão, e acolhida pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB).
Negócios
Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo no Governo de Jair Bolsonaro, circula até sábado (15) pelo litoral de Pernambuco e Alagoas com dois assessores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A dupla, que chegou na segunda-feira (10), aposta em investir na região.
Gesto
Após defender o nome de Tony Gel para ser vice do então candidato ao Governo do Estado pelo PSB, Danilo Cabral, o secretário-executivo da Previdência, Wolney Queiroz, usou as redes sociais para registrar sua torcida por Tony na disputa por uma cadeira no TCE-PE. “Espero que a Assembleia faça justiça à trajetória desse grande pernambucano”, disse.
Ascensão
Sem dúvidas, esse é o melhor momento do deputado Felipe Carreras (PSB) em Brasília. Designado, recentemente, para liderar a bancada do PSB na Casa, o parlamentar também foi escolhido para comandar o maior bloco na Câmara dos Deputados, que conta com nove partidos.
Posse
A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse formalmente como presidente do Brics, nesta quinta-feira (13). O evento aconteceu em Xangai e contou com a presença do presidente Lula (PT), responsável pela indicação, além de ministros e deputados. O mandato de Dilma vai até julho de 2025.