Coluna da terça
Enquanto o nome do advogado Eduardo Porto está praticamente pacificado entre os parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco para o Tribunal de Contas do Estado, a outra vaga que será aberta com a aposentadoria da conselheira Teresa Duere segue em disputa.
Ontem (24), o PP-PE reuniu sua executiva em uma reunião que contou com toda bancada estadual, com exceção do presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, Antônio Moraes. Além das discussões sobre as eleições municipais do próximo ano, os dirigentes da legenda trataram sobre a corrida para o TCE-PE.
Entre os diversos postulantes que visam uma cadeira na Corte está Kaio Maniçoba (PP), que já atuou enquanto deputado federal, secretário estadual de Habitação, presidente do IPA, superintendente do Incra e agora deputado estadual. Com um currículo extenso, Kaio possui boas credenciais para o cargo, mas vai precisar convencer os demais colegas de que está habilitado para a função.
Apesar de a governadora Raquel Lyra (PSDB) ter dito abertamente que prefere uma mulher para substituir Duere, o PP vai trabalhar para que Kaio seja aceito pelos pares e, principalmente, pelo Palácio. Mesmo obtendo prestígio junto a Raquel, o partido espera agora receber mais gestos de reconhecimento à legenda que forma a segunda maior bancada da Assembleia e escolheu caminhar ao lado da tucana.
RMR
O Progressistas pretende lançar, em todo o estado, de 80 a 100 nomes com chances reais de vitória em 2024. Entre as prioridades na RMR estão as candidaturas nos municípios de Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Igarassu e Olinda. A capital, Recife, também está nos planos da legenda para o próximo pleito
Vai para a disputa
Conforme a coluna apurou, a deputada federal Clarissa Tércio (PP), 2ª mais votada entre os candidatos pernambucanos, deve mesmo concorrer à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Com a consolidação do bolsonarismo seu nome vinha sendo lembrado para a disputa no Recife, mas os Tércio possuem uma base sólida no Jaboatão, o que pode ter sido fundamental para a decisão final.
Pronto!
Além de Clarissa, o marido dela, Pastor Júnior Tércio (PP), que exerce seu primeiro mandato na Alepe, também deve sair candidato à majoritária em 2024. Entre as opções está a cidade do Paulista. À coluna, o parlamentar disse que apesar de ter experiências no Legislativo, está pronto para atuar no Executivo. Tércio, entretanto, ponderou que o PP ditará o caminho.
Fake news
Na tentativa de tumultuar ainda mais a discussão sobre o 8 de janeiro, bolsonaristas criaram a narrativa de que a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, estaria nas dependências do Palácio do Planalto no dia da invasão ao prédio. “É muito desespero, gente!”, desabafou a petista numa rede social.