Coluna da terça
De maneira discreta, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, anunciou ontem (15) sua aposentadoria da Corte. Por direito, ela poderia exercer a função até o dia 12 de julho deste ano, quando completará 75 anos de idade. A decisão de Duere foi comunicada um dia antes da Alepe votar a indicação de Eduardo Porto, candidato único à vaga do próprio pai, Carlos Porto, que também antecipou a aposentadoria no início do mês.
A declaração de Teresa pegou muitos deputados de surpresa, tendo em vista que a data da aposentadoria vinha sendo guardada a sete chaves. Tão logo correu a notícia da decisão, os nomes que desejam ocupar o espaço aceleraram os passos para buscar consolidar a vitória. O PP reuniu a bancada para reafirmar o apoio ao nome de Kaio Maniçoba, que tem mantido conversas constantes com Joaquim Lira (PV). Já Rodrigo Novaes (PSB) intensificou o “corpo a corpo” com os colegas no Plenário da Casa.
Com seis nomes colocados na corrida para a segunda vaga, a expectativa é que apenas quatro se mantenham firmes na disputa, cravou um deputado sob reserva. Ainda de acordo com o parlamentar, a tendência é que aconteça um segundo turno, onde será necessário obter 25 votos para consagrar a indicação. Caso nenhum dos dois consiga maioria simples, será aberto um novo prazo de inscrição.
Novo cenário
Nos bastidores, o comentário é que a governadora Raquel Lyra (PSDB) ganhou simpatia pelo nome do deputado Joaquim Lira (PV), pelo fato de ele ter construído melhor seu nome ao TCE-PE nos últimos dias. Caso o Palácio apoie o parlamentar de forma indireta, ele pode se tornar um forte candidato para a segunda vaga aberta ontem (15).
Registro
Leitora atenta da coluna, a ex-deputada Laura Gomes (PSB) fez uma observação ao texto publicado ontem (15), neste espaço. Ela lembrou que a prática de escuta do PPA percorrendo o Estado foi iniciada ainda pelo ex-governador Eduardo Campos e teve sequência com Paulo Câmara.
Solicitação
Em conversa com a coluna, o deputado Carlos Veras (PT), que é um dos coordenadores da bancada de Pernambuco no Congresso, informou que os parlamentares estão aguardando um espaço na agenda da governadora para um encontro. Também já foi solicitado à tucana que ela encaminhe quais são as prioridades do Estado para que seja incluído no orçamento.
Para depois
Apesar da guerra de narrativas entre Fernando Rodolfo (PL) e Rodrigo Pinheiro (PSDB) nos últimos dias, um interlocutor do prefeito de Caruaru confidenciou à coluna que ele não pretende antecipar o pleito. Eleição só será tratada após o São João. A expectativa é para saber se o tucano ficará com o comando da legenda no município.
Prestigiado
O jornalista Magno Martins reuniu as classes política e jornalística de Pernambuco no jantar em alusão aos 17 anos do blog que carrega o seu nome. Autêntico, o sertanejo de Afogados da Ingazeira foi o precursor do seguimento no Nordeste e hoje desfruta do sucesso conquistado.