Coluna da sexta
À frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes há pouco mais de um ano, o prefeito Mano Medeiros (PL) já vem imprimindo seu próprio ritmo de trabalho, o que tem incomodado a oposição no município, que na tentativa de antecipar 2024, não tem conseguido polarizar com o gestor.
Embora seja conhecido por possuir um perfil técnico, Mano tomou gosto pela política e diariamente tem ganhado as ruas. Além disso, o prefeito tem programada uma série de entregas até o final do ano, como por exemplo as inaugurações de novas quatro creches, ofertando cerca de 500 novas vagas.
Com a aproximação do período chuvoso, o governo de Mano Medeiros tem priorizado a prevenção em áreas de morros e encostas, onde mora um terço de toda a população do Jaboatão. Desde o ano passado, 94 profissionais da Defesa Civil foram contratados chegando próximo dos 160 servidores atuando nessa área.
Além da sala de monitoramento montada no Palácio da Batalha, com o objetivo principal de salvar vidas, duas bases fixas da Defesa Civil também serão inauguradas no Curado e em Jardim Monte Verde, que são as localidades mais críticas. Haverá alerta sonoro e também através de mensagem celular. Além de tudo isso, quem se sentir em risco durante as chuvas, poderá buscar abrigo antecipadamente, contando com ônibus exclusivo para transportar essas famílias.
Um dos principais diferenciais da gestão Mano Medeiros tem sido a participação eficaz da primeira-dama, Andréa Medeiros, que atua diretamente ao lado do gestor para fazer funcionar a engrenagem da administração pública. Com um ritmo de trabalho que já se tornou marca, os apontamentos dos opositores se apequenaram diante do volume de ações que já estão em curso.
Linguagem neutra
O projeto de lei que proíbe a linguagem neutra em escolas públicas e privadas, além de prédios e concursos da administração pública do Recife, será votado na próxima terça-feira (23), na Câmara do Recife. A proposta é de autoria do vereador Fred Ferreira (PL).
Pé no acelerador
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Doriel Barros, disse que a sigla “está com o pé no acelerador” para avançar além dos quatro municípios que comanda hoje e também no número de vereadores. Segundo ele, não dá para aceitar que o PT, na conjuntura atual, tenha poucos representantes no Executivo e Legislativo em Pernambuco.
Novo nome
O procurador-geral do Cabo de Santo Agostinho, Osvir Guimarães Thomaz, entrou na disputa pela vaga de Teresa Duere no Tribunal de Contas do Estado. Ele esteve ontem (18) circulando entre os gabinetes para conseguir as 10 assinaturas que lhe garantam ao menos a possibilidade de concorrer na eleição que acontece na próxima terça-feira (23).
Marcando presença
Quem fez questão de participar da programação oficial do aniversário dos 166 anos de Caruaru nesta quinta (18), foi a deputada estadual Rosa Amorim (PT), que aos poucos vem retomando os laços com o seu município de origem. Atualmente, ela é a única representante na Alepe com domicílio eleitoral na cidade.
Página virada
Para o deputado Luciano Duque (SD), o assunto sobre uma candidatura a prefeito em 2024 é “página virada”. O parlamentar está animado com o seu mandato e com várias ações já engatilhadas. Umas delas, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Seu gabinete também tem sido bastante solicitado por lideranças do Sertão.