Coluna da quinta
A segunda passagem do presidente Lula por Pernambuco desde que retornou ao Palácio do Planalto foi repleta de simbolismo, com distribuição de gestos para todos os lados, sobretudo para a governadora Raquel Lyra (PSDB), que no estado atua em um campo político oposto ao dele.
Mesmo antes da chegada de Lula, sinalizações da União com o Estado já vinham sendo feitas. Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou a tucana para anunciar a reintegração de Pernambuco ao projeto da Transnordestina, além de obras estruturadoras em estradas.
O segundo dia de agenda de Lula no estado foi marcado pela assinatura de um contrato de financiamento de R$ 900 milhões para o Governo de Pernambuco, com o intuito de requalificar rodovias. A liberação do valor foi enxergada como um gesto concreto, já que os recursos irão alavancar ações da gestão.
Os discursos de Raquel em torno de uma união para fazer Pernambuco avançar foram muito elogiados. Cenário bastante diferente da relação entre o ex-governador Paulo Câmara e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não trabalharam em sintonia e comprometeram o desenvolvimento do estado.
Sumiço
Responsável por liderar o palanque de Lula em Pernambuco no segundo turno, a ex-deputada Marília Arraes (SD) não foi vista em nenhum dos atos realizados pelo petista no estado. Até o momento, ela não conseguiu emplacar em nenhum cargo no Governo Federal e sua ausência pode estar diretamente ligada a esse ponto.
Descanso
Após dois dias de intensas agendas em Pernambuco, o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, embarcaram para a Bahia, onde irão passar o feriado de Corpus Christ. O destino do casal foi a Base Naval de Aratu, mesmo local escolhido no Carnaval na folga que precisou ser interrompida após fortes chuvas no litoral paulista.
Danilo festejado
No dia em que teve sua nomeação confirmada no Diário Oficial da União como novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral participou de agendas do presidente Lula no estado. No Compaz, o socialista foi bastante ovacionado pelos presentes, mantendo viva uma relação com a militância que esteve ao seu lado na última campanha eleitoral.
Cobrando a fatura
Poucas horas depois de Danilo Cabral agradecer publicamente à bancada federal do PT-PE pela sua nomeação na Sudene, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lançou uma nota parabenizando o ex-deputado e afirmando que a indicação foi do partido e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), acendendo o acirramento que existe nos bastidores.
Pautados
Durante evento no Compaz, o prefeito João Campos (PSB) pediu que os presentes fizessem uma busca com as palavras “Lula baixou”, no Google. O resultado é a redução no valor de diversos itens. Não demorou muito para que o presidente da República e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação seguissem a tendência nas redes sociais.
Bola fora
Virou piada no meio político a nota do deputado Fernando Rodolfo (PL) enviada à imprensa, analisando a passagem do presidente da República por Pernambuco. O parlamentar bolsonarista afirmou que “Lula chegou e saiu sem dizer a que veio”. Vale ressaltar que seu partido integra a base de Raquel Lyra (PSDB), que tem agradecido publicamente às boas parcerias firmadas com a União.