Presidido em Caruaru pelo empresário Adjar Soares, o PSD conta hoje com três vereadores na Câmara Municipal, sendo uma das maiores bancadas da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Porém, com a chegada praticamente sacramentada de Raffiê Dellon no partido, Ítalo Henrique e Pierson Leite, que são da base da prefeita Raquel Lyra (PSDB) e Galego de Lajes, fiel escudeiro do deputado estadual Tony Gel (MDB), deverão deixar a sigla e procurar um novo partido para disputar as eleições do próximo ano. Os três parlamentares obtiveram juntos 5.645 votos em uma eleição com 394 candidatos.
Dellon deixou o PV, neste fim de semana, e segue firme traçando seu projeto com a intenção de disputar a Prefeitura de Caruaru pelo PSD, em 2020. Naturalmente a presidência da sigla deve passar para o jovem, uma vez que Adjar é aliado de Tony e um dos articuladores do seu grupo político.
Raffiê deve organizar uma chapa proporcional competitiva, mas com o fim das coligações é incerto garantir que o PSD consiga obter o mesmo resultado que em 2016 e continue em grande número na Câmara de Caruaru.