O Partido Comunista do Brasil vem se organizando para fortalecer o projeto da Frente Popular em todos os municípios e em Caruaru não seria diferente. Ainda no início do ano, em diálogo com a direção estadual, Lino Portela decidiu se afastar da presidência e dos trabalhos do partido por não concordar com a linha política adotada. Portela ocupa um papel estratégico na gestão de Raquel Lyra (PSDB), é secretário executivo de Governo na Prefeitura de Caruaru.
Em 2016, Edmilson do Salgado foi eleito pelo PCdoB e atingiu 4.809 votos, sendo o vereador mais votado do município. Em breve, o parlamentar deverá traçar oficialmente seu novo caminho, já que também faz parte da base da tucana e terá que se organizar em outro espaço para disputar as eleições de 2020.
A prefeita de Caruaru é uma das maiores adversárias do governador Paulo Câmara (PSB), que tem como vice Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB. Tanto Lino, quanto Edmilson não pediram votos para o projeto socialista em Pernambuco, que tinha como adversário Armando Monteiro (PTB), candidato apoiado por Raquel.
Com a licença de Lino, uma comissão formada por Ailza Trajano, Agilson Nascimento e Sérgio Orobó tem tocado as decisões do partido no município e serão os responsáveis por organizar a conferência que elegerá um novo diretório, em outubro desse ano.