Cenário Político: Túlio Gadêlha poderá ser vítima daquilo que ele mesmo condenou

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
19 de maio de 2019 às 11h37min
Foto: Alexandre Amarante

Durante o processo eleitoral de 2018, o então candidato a deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) fez duras críticas à forma como o Partido dos Trabalhadores rifou a candidatura de Marília Arraes (PT) ao Governo de Pernambuco, entregando a legenda de bandeja ao PSB. A petista tinha sua pré-candidatura consolidada e chances reais de vencer a disputa.

Aos poucos o pedetista vem dando sinais de querer disputar a Prefeitura do Recife, promovendo constantes debates e filiando nomes importantes para uma disputa na proporcional, mas pode ser vítima daquilo que ele mesmo combateu. O PDT ocupa espaços importantes nos governos de Paulo Câmara e Geraldo Julio, ambos do PSB. Apesar de Gadêlha ter uma boa relação com Ciro Gomes, o também deputado federal Wolney Queiroz (PDT) é quem comanda a sigla no estado e dificilmente o partido sairá da base de apoio dos governos socialistas para arriscar um voo solo.

Naturalmente o Partido Socialista Brasileiro vai tentar a sucessão da Prefeitura do Recife e o nome mais cotado para essa disputa é o do deputado federal João Campos (PSB), que já está em campanha. O herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos tem usado seu tempo no Recife para fazer visitas em comunidades onde foi votado e fortalecer suas bases.

Outro fato que precisa ser levado em consideração é a disputa em Caruaru. O deputado estadual Zé Queiroz (PDT) vem construindo sua pré-candidatura e precisa reunir o maior número de partidos em torno do seu projeto, incluindo o PSB. As eleições serão só no próximo ano, mas as peças do xadrez vêm sendo mexidas desde já.

O EFEITO DOS CORTES

Na última segunda-feira (06), o governo Bolsonaro foi alvo do primeiro grande protesto. Professores e estudantes foram às ruas em mais de 200 cidades do país para protestar contra os cortes na educação. Além de ignorar, o presidente xingou os manifestantes e provocou a ira de muitos deles. Os movimentos prometem fazer um outro ato, ainda maior, no dia 30 desse mês. 

NAS RUAS

Os deputados Wolney Queiroz (PDT) e Zé Queiroz (PDT) se juntaram aos milhares de professores e estudantes que foram às ruas em defesa da Educação e da Previdência. Foram os únicos representantes de Caruaru, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa a participarem do protesto.

FELIZ DA VIDA

Frequentemente o deputado estadual Tony Gel (MDB) tem solicitado ao governador Paulo Câmara (PSB), melhorias no Hospital Regional do Agreste. Na última semana, foi inaugurado um Centro de Imagem no HRA. O novo equipamento vai agilizar o diagnóstico dos pacientes, que antes precisavam ser transferidos para realizar os exames.

CADÊ O DINHEIRO?

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) voltou a cobrar do governador Paulo Câmara (PSB) o repasse por parte do Governo do Estado para os custeios da saúde no município. Segundo a tucana, o total chega a R$ 17 milhões. Raquel também tem cobrado o valor acordado no São João de 2018, que é de R$ 800 mil.

PREPARANDO O TERRENO

O deputado federal Fernando Rodolfo (PR) tomou gosto pela política e já vem dando sinais de que será candidato em 2020. Em uma tacada só virou “Cidadão de Caruaru” e transferiu o título eleitoral para o município.

A BRIGA PELOS REQUERIMENTOS

Na última semana o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) voltou a questionar os colegas parlamentares pela paternidade dos requerimentos. Essa prática já virou rotina nas sessões da Câmara de Caruaru, por parte de Edjailson. O alvo foi novamente Leonardo Chaves (PDT), que não deixou barato e foi à tribuna para responder a provocação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO