Caravana em defesa do SUAS acontecerá nesta quarta (29), em Caruaru

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de maio de 2019 às 14h16min

Assistentes sociais de mais de 20 municípios confirmaram presença no evento. Região do Agreste Central tem mais de 50% da população beneficiária do Bolsa Família

Foto: Roberto Soares

A ideia da Caravana é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS e da Frente Pernambucana em Defesa do SUAS. A organização traçou uma estratégia de passar por todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado com a finalidade de reunir a categoria da assistência social e a população para apresentar os impactos da reforma da previdência proposta pelo Governo Bolsonaro. “Essa reforma atinge diretamente a seguridade social, principalmente os que mais precisam de aposentadoria, da assistência social e dos programas que contemplam a população mais vulnerável a partir do SUAS”, explica Isaltino. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), o valor do benefício pago anualmente por meio do SUAS ao Agreste Central chega a ser maior que os repasses do Fundo de Participação Municipal (FPM). “Por exemplo, no Agreste Central o valor do benefício dos programas do SUAS é 47% maior que o FPM. São mais de 780 milhões por ano repassados pelo SUAS contra 531 milhões repassados por meio do FPM”, ressalta.

O Agreste Central possui hoje 54 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), 27 Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e 16 equipamentos de acolhimento institucional. Além do Bolsa Família, mais de 38 mil pessoas recebem o Benefício da Prestação Continuada, o BPC. Já no Agreste Setentrional, 53% da população é beneficiária do Bolsa Família e mais de 14 mil pessoas recebem o BPC. A estrutura de atendimento nessa região é de 30 CRAS e 18 CREAS.

O debate acontecerá na Câmara de Caruaru, às 14h.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO