A ex-diretora do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde e Seguridade Social e militante da causa LGBT em Pernambuco, Íris de Fátima da Silva, foi a primeira lésbica a receber o Título de Cidadã de Pernambuco da Assembleia Legislativa. A Reunião Solene para entrega da honraria, proposta pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB), ocorreu na noite desta quarta (11).
Ela já foi coordenadora do grupo AMHOR (Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana) e é representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Foi a primeira pessoa do movimento lésbico a pautar as dificuldades no tratamento dos LGBTs no SUS. Fez parte do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), difundindo o Dia da Visibilidade Lésbica.
Íris também é uma das fundadoras do Fórum LGBT de Pernambuco e hoje compõe a coordenadoria LGBT do Estado. Como fundadora do Fórum, organiza a Parada da Diversidade de Pernambuco desde a primeira edição. Atualmente, coordena o Interinstitucional Prolesbi e Mulheres Bissexuais, vinculado à Secretaria Estadual da Mulher.
Durante a reunião, houve algumas intervenções e homenagens. A mestra em Antropologia Ana Carla Lemos, que estuda os movimentos de lésbicas em Pernambuco, recitou uma poesia. Também foram realizadas duas perfomances musicais das cantoras Cristiane Falcão e Lully Queiroz.