Alberes Lopes lança qualificação para trabalhadores rurais na Mata Sul do Estado

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
25 de setembro de 2019 às 09h17min
Foto: Divulgação

À frente da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, o secretário Alberes Lopes dá início, a partir desta quarta-feira (25), a um projeto de capacitação que abrirá novas portas para os trabalhadores rurais que recebem o benefício do Chapéu de Palha no período da entressafra. Cerca de 500 beneficiários do programa estadual vão participar de qualificações que facilitarão a obtenção de uma renda extra utilizando, por exemplo, o potencial do seu próprio quintal, com aprendizados práticos sobre desenvolvimento sustentável e agricultura familiar. 

O novo curso de qualificação terá duração de 20 horas, começa a partir de hoje de forma direcionada, em Catende, na Mata Sul, e será realizado em mais outros 12 municípios. Os alunos participarão de cursos divididos em turmas de 33 pessoas, em escolas públicas estaduais, com conteúdo prático. Serão 13 municípios beneficiados e as aulas serão realizadas em etapas. Os primeiros desta semana são, além de Catende, Ribeirão, Água Preta, e Quipapá, na Mata Sul. As demais cidades onde os trabalhadores farão os cursos são Itambé, Aliança, Vicência, Araçoiaba, Timbaúba, Condado, Macaparana, Nazaré da Mata e Tracunhaém.

A novidade é que esses trabalhadores que recebem um benefício para se sustentar nos meses em que não há corte de cana de açúcar começarão a aprender um outro tipo de profissão e, quem sabe, futuramente, sobreviver apenas dela. Eles vão aprender, por exemplo, a desenvolver um jardim comestível dentro do quintal de casa e obter renda com ele. Terão aulas de cidadania, empreendedorismo e até marketing.

Os trabalhadores do Chapéu de Palha receberão conteúdo programático sobre nutrição, adubagem do solo e compostagem, planejamento de jardins comestíveis, confecção de tecnologias para segurança de água, nutrientes, alimentos e energia, e até mesmo de marketing e empreendedorismo. Entre outros assuntos, eles também terão aulas de cidadania, respeito, ética e acessibilidade, bem como saúde e meio ambiente. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO