Durante a manhã desta segunda-feira (07), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma audiência pública com o objetivo de discutir o fortalecimento de compras públicas de produtos da agricultura familiar no estado.
A proposta foi debater estratégias que busquem fortalecer a comercialização dessa produção da agricultura familiar, reconhecendo e valorizando o papel desse segmento para a segurança alimentar e nutricional da população e para o desenvolvimento de Pernambuco. No Nordeste, estados como a Bahia, o Ceará, o Maranhão e, mais recentemente, o Rio Grande do Norte, já registram avanços nesse sentido.
Em Pernambuco o segmento corresponde a 90,1% dos estabelecimentos agropecuários do Estado; 90% da produção de arroz em casca; 91% da produção de feijão; 91% da produção de mandioca; 89% da produção de milho em grão; 53% da produção de café em grão; 61% da produção de leite de vaca; 75% do leite de cabra e possui 81% do rebanho de suínos. Também se destaca o número de feiras de produtos orgânicos e agroecológicos, que já chegam a 98 em todo o estado, sendo o primeiro da região Nordeste e um dos três maiores do Brasil com esses espaços de comercialização.